Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Shopping atingido por incêndio em SP está com auto de vistoria vencido

    Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) venceu em 11 de agosto; documento certifica segurança contra incêndios

    Rafael SaldanhaFábio Munhozda CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='11061631' id_galeria='11061587' html_id_prefix='featured_' ]

    O shopping atingido por um grande incêndio no Brás, no Centro de São Paulo, está com o auto de vistoria dos bombeiros vencido desde agosto.

    O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do Shopping 25 venceu no último dia 11 de agosto. O documento emitido pela corporação certifica que, durante a vistoria, o estabelecimento segue as regulamentações de segurança contra incêndios. 

    Segundo os bombeiros, o edifício que não possui o AVCB está sujeito a advertências, multas ou até interdição do local.

    A CNN obteve acesso ao documento de vistoria do shopping, gerido pela Maxim Administração e Participações Ltda. Veja abaixo. 

    • Reprodução

    A edificação de cerca de 18 mil m² está em chamas desde às 6h40 da manhã desta quarta-feira (30). Os bombeiros combatem o incêndio, mas há risco do prédio colapsar.

    Sobre a segurança estrutural do shopping, a Prefeitura de São Paulo informou que o certificado de segurança do Shopping 25 foi aprovado em 2022 e é válido até 2027.

    A licença é emitida pela Coordenadoria de Controle e Uso de Imóveis (Contru), ligada a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento da capital paulista. O documento atesta as condições de usabilidade do imóvel.

    A CNN tenta contato com o Shopping 25 para um posicionamento.

    Entenda o incêndio

    Um incêndio de grandes proporções atingiu um shopping no Brás, região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30).

    Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada por volta das 6h44 da manhã, para a Rua Barão de Ladário. Ao todo, 17 viaturas foram conduzidas ao local para combater as chamas.

    A ocorrência deixou três vítimas feridas, segundo a prefeitura de São Paulo. Duas delas foram encaminhadas ao Hospital municipal do Tatuapé, na zona leste da cidade, e permanecem em observação. A terceira foi atendida na AMA Pari, mas já recebeu alta. Ninguém corre risco de morrer.

    Este é o segundo incêndio ocorrido na região em menos de uma semana. No último domingo (27), um incêndio atingiu o último andar de um prédio comercial na Rua Doutor João Alves de Lima.

    Veja imagens do fogo e da nuvem de fumaça no local. 

    Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Maycon Cristo, o incêndio pode causar o colapso do edifício. “Combatemos o incêndio nas extremidades para que ele seja confinado. Nossa maior preocupação é que o incêndio não se alastre”, informou.

    Ele informou que quase todo o prédio foi atingido e que, possivelmente, o fogo consumiu todas as lojas. Segundo a Defesa Civil de SP, cerca de 200 pequenas lojas pegaram fogo.

    Tópicos