Sete imagens para entender a importância do 7 de Setembro na história do Brasil
Em 1822, Dom Pedro 1º declarava a independência do país de Portugal
Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro 1º declarava, às margens do Ipiranga, a independência do Brasil de Portugal.
Dom Pedro 1º – que assumiu o comando do país como “príncipe regente”, quando seu pai, o rei João 6º, retornou à Europa – conduziu o território brasileiro à independência em um momento no qual o Brasil já abrigava os protagonistas do eixo político de sua metrópole, Portugal.
Em 1808, a família real portuguesa desembarcou, como quem chega de mudança ao Brasil, para escapar da iminente invasão do líder militar francês Napoleão Bonaparte em Portugal.
O povo português enfrentou fome e sofrimento ao longo dos 13 anos que o rei ficou por aqui. As revoltas frequentes exigiram o retorno de João 6º ao país.
As elites em solo brasileiro já se encontravam insatisfeitas com as exigências e restrições impostas pela metrópole Portugal. Junta-se a isso as revoluções liberais que aconteciam na Europa e a independência conquistada pelos Estados Unidos.
Antes de voltar a Portugal, o rei disse ao seu filho, Dom Pedro 1º: “Pedro, se o Brasil se separar, antes seja para ti, que me hás de respeitar, que para algum desses aventureiros”.
Desta maneira, tendo consigo o apoio de sua primeira esposa, Maria Leopoldina, e de importantes figuras políticas da elite daquela época, como José Bonifácio, presidente da Junta Governativa de São Paulo, o futuro imperador oficializa a independência do Brasil em relação a Portugal.
“Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil. Brasileiros, a nossa divisa de hoje em diante será ‘Independência ou Morte!’ Estamos separados de Portugal!”, declarou Dom Pedro naquele 7 de setembro.
Mais de 200 anos após o grito da Independência, confira imagens que marcam a Independência do Brasil.