Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Servidoras são exoneradas após denúncias de nepotismo em prefeitura

    Caso aconteceu em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte

    Daniela Mallmannda CNN , Belo Horizonte

    Duas servidoras que ocupavam cargos comissionados na administração da Prefeitura de Nova Lima, região metropolitana de BH, foram exoneradas após recomendação feita pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

    Segundo apurações, elas possuíam certo grau de parentesco com o prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania), que inclusive foi reeleito em 1º turno nas eleições deste ano, com 85,60% dos votos.

    O parentesco das servidoras com o Prefeitura, caracteriza nepotismo, o que é vedado pela Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF).

    Diante dos fatos, o promotor de Justiça Rodrigo Otávio Mazieiro Wanis solicitou que o prefeito comparecesse à 3ª Promotoria de Justiça local para apresentar a documentação de exoneração das servidoras, conforme o recomendado pelo MPMG. “O Município prontamente atendeu à Recomendação e comprovou a exoneração das servidoras”, informa Wanis.

    A CNN procurou a Prefeitura de Nova Lima. Veja nota:

    A Prefeitura de Nova Lima informa que recebeu recomendação do Ministério Público para exoneração de duas servidoras e atendeu prontamente ao pedido. Explica-se que as servidoras são profissionais de reconhecida experiência, sendo que uma delas já era nomeada desde gestões anteriores. No procedimento junto ao Ministério Público foi esclarecido que, no entendimento da gestão municipal, o suposto nepotismo não existia, uma vez que o impedimento decorria do casamento de um agente público que ocorreu após as nomeações. Ainda assim, no intuito de preservar um ambiente de transparência e moralidade, foi decidido por acatar a recomendação e desligar as servidoras.

    Atenciosamente,

    Tópicos