Séries Originais disseca corrupção no Rio de Janeiro
Programa entrevista o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão e fala sobre a educação na era da tecnologia
O Séries Originais deste domingo (6) exibe o terceiro episódio do documentário “Rio: os 7 pecados do poder”.
Por meio dos sete pecados capitais, a série investiga e analisa casos de corrupção no estado do Rio de Janeiro. Neste episódio, é dissecada a questão de como um dos estados mais ricos do país caiu em calamidade financeira.
O capítulo gira em torno de Luiz Fernando Pezão, que exerceu o papel de governador do Rio de Janeiro entre 2014 e 2018. Ele foi detido em 2018, acusado de corrupção, enquanto ainda era governador.
Acusado de gerenciar o esquema de desvio de recursos iniciado pelo antecessor Sérgio Cabral, o político concedeu entrevista exclusiva à CNN logo após sua saída da prisão.
“Eu saí seis horas da manhã do Palácio e seis horas da noite, tô dentro de um presídio, numa cela. Faltando trinta e três dias pra eu deixar o Governo, eu achei uma violência tremenda, sem me ouvir, sem o Ministério Público estar ali pra ouvir, ver as mentiras que estavam ali, eu entreguei os meus extratos na hora…”, defende-se Pezão.
Hoje, o ex-governador é obrigado a usar tornozeleira eletrônica e voltar pra casa à noite. Ele responde por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Explosão Digital S/A
O segundo episódio da série discute a realidade da educação no contexto atual. As aulas online e a distância entre alunos e professores vão afetar o desempenho dos estudantes no futuro?
A CNN conversou com especialistas sobre os impactos da pandemia no sistema educacional. Discussões sobre a implementação da tecnologia na volta às aulas presenciais futuramente, o papel da escola e dos pais no enfrentamento da quarentena e das aulas virtuais, entre outros assuntos relevantes para o futuro do país são abordados.
Segundo estudiosos existem lacunas no ensino do Brasil, que refletem no mercado de trabalho: “hoje nosso sistema de ensino não está preparado para lidar com as demandas que o mercado tem. E quando falo de sistema de ensino, eu estou falando desde o ensino básico, fundamental, até as universidades, estão dando alguns passos para trás, quando a gente tem crianças na escola, escola pública ou particular, que não têm um aprofundamento em lógica, que tem dificuldades em matemática. A gente com certeza já limita o pensamento desse jovem, dessa criança com o que ele pode fazer no futuro”, diz Matheus, diretor de Recursos Humanos.
Entre os entrevistados, está Salman Khan, criador de uma das primeiras plataformas de ensino pela internet no mundo, a Khan Academy, que conta hoje com mais de 107 milhões de alunos.
Apresentado por Evaristo Costa, o Séries Originais começa às 19h, aos domingos, na CNN. Veja qual é o canal na sua operadora.