Senado faz sessão em comemoração dos 70 anos da Rádio Itatiaia
Presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD) destaca emissora como a principal de Minas Gerais
O plenário do Senado Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (25), uma sessão especial em comemoração do aniversário de 70 anos da mineira Rádio Itatiaia.
“A Rádio Itatiaia, desde o inicio da década de 1950, passou a constituir um marco na história da radiofonia em Minas Gerais“, disse o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), que é senador pelo estado de Minas.
“Em todo ano de 2022 celebraremos, com justiça, os 70 anos da Rádio Itatiaia e certeza de que mais décadas virão cobrindo-a de novos feitos”, completou Pacheco na conclusão da abertura da sessão.
A sessão surgiu de um requerimento feito pelo presidente do Senado e também assinado pelos senadores Carlos Viana (PL), Alexandre Silveira (PSD), Nelsinho Trad (PSD), Marcos Rogério (PL), Jayme Campos (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD).
Considerada a principal emissora de rádio de Minas Gerais, a Itatiaia foi fundada nos anos 1950 e se destacou pela cobertura esportiva e política no estado.
Em maio de 2021, a Itatiaia passou a ser controlada pelo grupo empresarial de Rubens Menin, presidente do Conselho de Administração e proprietário da CNN Brasil, que também esteve presente na sessão do Senado e foi homenageado durante a fala de Pacheco.
Requerimento da sessão aprovado em fevereiro
“Fundada em 20 de janeiro de 1952, em Belo Horizonte, pelo saudoso jornalista e radialista Januário Laurindo Carneiro, a Rádio Itatiaia é hoje a principal emissora do Estado de Minas Gerais – e uma das cinco mais ouvidas do país”, escreveu Pacheco no requerimento da sessão.
O pedido também destaca a Itatiaia como “precursora das coberturas de eventos internacionais para a população mineira”, com os exemplos das Copas do Mundo e Olimpíadas realizadas desde 1966.
Pacheco também justificou o pedido da sessão com o fato da Rádio ter sido a primeira a utilizar satélite para transmissões internacionais e ao vivo via internet.
Protocolado no dia 22 de fevereiro, o requerimento foi aprovado pelo plenário em votação simbólica na sessão do dia 23 do mesmo mês.
Na sessão de fevereiro, Pacheco afirmou que tinha a felicidade de ser autor desse requerimento e chamou a Rádio Itatiaia de “motivo de orgulho para todos nós mineiros”.