Semana Santa: confira o que abre e o que fecha na cidade de São Paulo no feriado
Vacinação contra gripe, sarampo, pólio e Covid-19 será mantida durante o feriado e o final de semana; rodízio será suspenso na capital paulista
A cidade de São Paulo programou algumas alterações no expediente devido ao feriado da Sexta-Feira Santa, que acontece neste dia 15. Embora muitos paulistanos viajem neste período, há quem prefira aproveitar a cidade mais vazia para descansar e fazer passeios culturais, além de atualizar a carteirinha de vacinação. Confira abaixo como fica a programação referente aos principais serviços de saúde, transporte e lazer.
A prefeitura ressalta que a vacinação contra gripe, sarampo, pólio e Covid-19 será mantida durante o feriado e o fim de semana na capital paulista.
Serviços essenciais também serão mantidos, como os hospitais. As feiras livres também funcionarão normalmente. Entretanto, outros atendimentos podem se ajustar a horários reduzidos por conta da data.
Confira como fica o expediente dos demais serviços:
Saúde
Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto:
- Hospitais e prontos-socorros;
- Hospitais Dia 24h;
- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h;
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção;
- Samu 192.
Estarão fechados:
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
- Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos);
- Centros Especializados em Reabilitação (CERs);
- Rede Municipal Especializada (RME) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids).
Terão atendimento diferenciado:
- As AMAs 12h estarão abertas na sexta-feira (15) e no sábado (16), das 7h às 19h;
- As AMAs/UBSs Integradas funcionarão na sexta-feira (15) e no sábado (16), das 7h às 19h, inclusive para vacinação contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite;
- Os Hospitais Dia (HDs) funcionarão apenas no sábado (16);
- Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps III) funcionarão na sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17), apenas com demandas internas, sem abertura ao público;
- As AMAs Especialidades ficarão fechadas na sexta-feira (15) e funcionarão no sábado (16), das 7h às 19h;
- As três unidades dos hospitais veterinários das zonas norte, sul e leste estarão fechadas na sexta-feira (15);
- A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) funcionará em regime de plantão na sexta feira (15);
- Além desses equipamentos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão. Todas as unidades voltarão a atender normalmente na segunda-feira (18).
Vacinação
Haverá esquema diferenciado para a vacinação durante os três dias: na sexta-feira (15) e no sábado (16), as AMAs/UBSs Integradas disponibilizarão, das 8h às 19h, vacinas contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite.
Poderão se vacinar contra a Covid-19 crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos. Será possível tomar a primeira ou a segunda dose, bem como receber a aplicação adicional.
Rodízio de veículos
A prefeitura suspendeu o rodízio para automóveis na sexta-feira (15). Já o rodízio para caminhões estará mantido. Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.
Transporte público
- A circulação dos ônibus na sexta-feira (15) será equivalente à frota de sábado.
- Bilhete Único: a SPTrans informa que na sexta-feira o atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes. O Posto Central, as lojas Jabaquara e Santana estarão fechadas, voltando ao funcionamento normal na segunda-feira.
Educação
Os equipamentos da Secretaria Municipal de Educação estarão fechados.
Lazer
Os parques municipais estarão abertos normalmente durante o feriado de Páscoa. Os horários de funcionamento de cada local podem ser conferidos aqui.
Bibliotecas
- Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Pe. José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setubal- abertas só no dia 16;
- Biblioteca Mário de Andrade – Edifício Sede – fechado dia 15, Aberto dias 16 e 17, das 10h às 18h
- Hemeroteca – Fechada dia 15. Aberta dias 16 e 17;
- Bosques de leitura- não funcionarão em nenhum dos dias.