Secura: confira ranking das 6 cidades com menor umidade no Brasil nesta quarta
Ao todo, 7 estados estão dentro da área de alerta máximo da baixa umidade, segundo Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a lista com as seis cidades com os menores índices de umidade desta quarta-feira (11). O município com a umidade mais baixa de hoje no Brasil é Barretos, no interior de São Paulo, com 8% de umidade relativa do ar.
As outras cidades estão todas no estado do Mato Grosso do Sul. Amambai e Água Clara empatam com 9%. Já o ar em Três Lagoas, Bataguassu e Costa Rica está com apenas 10% de umidade.
O alerta do Inmet, válido durante todo o dia de hoje até 19h, coloca sete estados em atenção máxima para a secura do ar. Esse alerta é emitido quando a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%.
Estão na área de ‘Grande Perigo’ as regiões do noroeste do Paraná, todo o oeste de São Paulo, sudoeste de Minas Gerais, oeste goiano – incluindo a capital Goiânia –, praticamente todo o estado do Mato Grosso, com exceção da faixa mais ao norte, todo o estado do mato Grosso do Sul e sudoeste de Tocantins.
O Instituto recomenda à população nestas áreas que beba bastante líquido, evite praticar atividades físicas, evitar exposição ao sol, utilizar hidratantes de pele e umidificadores de ambiente e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.
Inverno de 40ºC
Além dos alertas de secura no centro-sul do país, o Inmet também divulgou uma lista com as seis maiores temperaturas do dia em todo o Brasil.
Pedro Afonso, no Tocantins, e Rondonópolis, no Mato Grosso, empataram em primeiro lugar com 40,1ºC. Em Porto Murtinho e Água Clara, no Mato Grosso do Sul, e na capital mato-grossense, Cuiabá, o termômetro chegou a bater 40ºC. Nhumirim, no Mato Grosso do Sul, registrou 39,9ºC.