São Paulo tem segundo dia mais quente do ano e média chega a 36,7° C
Calor deve se manter na sexta-feira, quando são previstos 37° C
A capital paulista registrou na tarde desta quinta-feira a segunda maior temperatura média da cidade no ano: 36,7° C — apenas 0,1 grau a menos que o recorde de 36,8° C medidos no dia anterior, de acordo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.
Segundo os dados do CGE, esta semana acumula as três maiores temperaturas do ano. No domingo, o órgão registrou a média de 36,2° C. Individualmente, a temperatura absoluta chegou a 38° C na região de Itaquera, na Zona Leste da cidade.
Até agora, a maior temperatura registrada pelo CGE foi em 26 de setembro de 2004, com média de 37,1°C.
Leia e assista também
Onda de calor faz termômetros baterem recordes e superarem 40ºC em SP e no MS
Calor recorde pede mais atenção e cuidados com crianças, idosos e pets
Segundo a previsão do CGE, o calor deve permanecer na sexta-feira, com mínima de 22º C na madrugada e máxima de 37º C no período da tarde — a umidade deve ficar um pouco abaixo dos 20%.
A recomendação em dias quentes e secos é beber muita água e evitar exposição prolongada ao sol e ambientes fechados, bem como exercícios físicos entre 10h e 16h.
Ainda de acordo com o CGE, o tempo deve mudar no sábado, com a chegada de uma fraca frente fria na altura do litoral paulista, que muda a direção dos ventos na faixa leste do estado. Embora não provoque chuvas, a previsão é que o tempo derrube as temperaturas e alive o tempo seco.
*Sob supervisão de Leonardo Lellis