Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo e Rio de Janeiro têm alertas para onda de calor neste fim de semana

    Rio deve registrar 37°C neste sábado, de acordo com o Inmet; capital paulista pode ter 32ºC

    Área vermelha do mapa indica locais afetados pela onda de calor
    Área vermelha do mapa indica locais afetados pela onda de calor Climatempo

    Victor Locatelida CNN*

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e vermelho para uma onda de calor que afeta a região Sudeste até a próxima semana.

    A capital paulista deve ter temperatura mínima de 20°C, enquanto a máxima, de 32°C no sábado. Os termômetros podem chegar a 31°C no domingo.

    As cidades de São José do Rio Preto, Bauru e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, devem apresentar uma temperatura de 5°C acima da média. A máxima para esses municípios deve ser 36°C neste sábado (4), de acordo com o Instituto. No domingo (5), essa máxima permanece em São José do Rio Preto e em Bauru, enquanto Ribeirão Preto registra 34°C.

    Em áreas da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o aviso é que as temperaturas podem também passar de 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias.

    A temperatura máxima para a cidade do Rio de Janeiro neste sábado, dia do show da cantora norte-americana Madonna na orla de Copacabana, é de 37°C com poucos ventos. Para o domingo, a previsão é de 36°C.

    Devido ao calor extremo previsto para o local do show, é importante que o público que comparecer ao evento utilize bonés e roupas leves, mantenha-se hidratado e faça uso recorrente de protetor solar durante o dia.

    Algumas regiões de Minas Gerais, como o sul e o sudoeste do estado, também estão com alerta de perigo para calor. A cidade de Belo Horizonte deve registrar temperatura máxima de 31ºC neste final de semana.

    O alerta se estende também para o Triângulo Mineiro, Vale do Rio Doce e o Jequitinhonha.

    Ainda, o litoral norte e as regiões sul, noroeste e eentral do Espírito Santo devem sofrer as consequências do calor que atinge a região Sudeste do país. A previsão máxima para a capital do estado, Vitória, neste final de semana é de 32°C para o sábado e de 31°C no domingo.

    Causas climáticas

    O calor que atinge a região Sudeste e as chuvas que atingem o Rio Grande do Sul podem ser explicados pelo “duelo” entre uma forte massa de ar frio e outra quente, que vão manter o tempo instável e com chuvas em diferentes áreas gaúchas nos próximos dias.

    A frente fria que se encontra no Rio Grande do Sul não vai ter intensidade para romper o bloqueio da massa de ar quente, e irá se encontrar na condição de semi-estacionária, provocando chuvas no Norte Rio-grandense e em parte de Santa Catarina até este sábado (4).