São Paulo e Rio de Janeiro têm alertas para onda de calor neste fim de semana
Rio deve registrar 37°C neste sábado, de acordo com o Inmet; capital paulista pode ter 32ºC
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e vermelho para uma onda de calor que afeta a região Sudeste até a próxima semana.
A capital paulista deve ter temperatura mínima de 20°C, enquanto a máxima, de 32°C no sábado. Os termômetros podem chegar a 31°C no domingo.
As cidades de São José do Rio Preto, Bauru e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, devem apresentar uma temperatura de 5°C acima da média. A máxima para esses municípios deve ser 36°C neste sábado (4), de acordo com o Instituto. No domingo (5), essa máxima permanece em São José do Rio Preto e em Bauru, enquanto Ribeirão Preto registra 34°C.
Em áreas da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o aviso é que as temperaturas podem também passar de 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias.
A temperatura máxima para a cidade do Rio de Janeiro neste sábado, dia do show da cantora norte-americana Madonna na orla de Copacabana, é de 37°C com poucos ventos. Para o domingo, a previsão é de 36°C.
Devido ao calor extremo previsto para o local do show, é importante que o público que comparecer ao evento utilize bonés e roupas leves, mantenha-se hidratado e faça uso recorrente de protetor solar durante o dia.
Algumas regiões de Minas Gerais, como o sul e o sudoeste do estado, também estão com alerta de perigo para calor. A cidade de Belo Horizonte deve registrar temperatura máxima de 31ºC neste final de semana.
O alerta se estende também para o Triângulo Mineiro, Vale do Rio Doce e o Jequitinhonha.
Ainda, o litoral norte e as regiões sul, noroeste e eentral do Espírito Santo devem sofrer as consequências do calor que atinge a região Sudeste do país. A previsão máxima para a capital do estado, Vitória, neste final de semana é de 32°C para o sábado e de 31°C no domingo.
Causas climáticas
O calor que atinge a região Sudeste e as chuvas que atingem o Rio Grande do Sul podem ser explicados pelo “duelo” entre uma forte massa de ar frio e outra quente, que vão manter o tempo instável e com chuvas em diferentes áreas gaúchas nos próximos dias.
A frente fria que se encontra no Rio Grande do Sul não vai ter intensidade para romper o bloqueio da massa de ar quente, e irá se encontrar na condição de semi-estacionária, provocando chuvas no Norte Rio-grandense e em parte de Santa Catarina até este sábado (4).