São Paulo e Região Sul terão temperaturas abaixo de 10ºC na semana, diz previsão
À CNN Rádio, Estael Sias, da Metsul, explicou que frio nesta época do ano é atípico por uma combinação de fatores


O restante da semana será de frio atípico para esta época do ano em todo o Centro-Sul do Brasil, segundo a meteorologista da MetSul Estael Sias.
Em entrevista à CNN Rádio, ela destacou que a frente fria fará com que São Paulo e a região Sul do país registre queda acentuada na temperatura, que ficará abaixo dos 10 graus, a partir de quarta-feira (2).
“O destaque é para as tardes frias na capital paulista, sendo que o normal seria em torno de 27 graus para a época”, disse.
Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso também terão queda registrada.
“Rio de Janeiro, sul da Bahia, até Rondônia o tempo refrescará”, afirmou.
O Sul do país ainda registrará, perto da fronteira com o Uruguai, temperaturas entre 2 e 4 graus, com risco de chuva congelada e geada.
“Em pleno novembro isso não é normal, o que chama a atenção da massa de ar polar é o formato dela, que é continental, e típica de junho e julho, auge do inverno.”
O frio tardio, de acordo com a explicação da meteorologista, acontece devido à nova atuação do fenômeno La Niña, que persiste na primavera, e uma oscilação sul da Antártida, que libera massas de ar polar em direção à América do Sul.
Segundo Estael Sias, a MetSul prevê que o calor chegará com mais força entre dezembro e janeiro.
*Com produção de Isabel Campos