Santa Catarina terá chuva, alagamentos e granizo de hoje a domingo
Previsão é da Defesa Civil do estado, que aponta Vale do Itajaí como uma das principais áreas a serem afetadas pelas consequências
Apesar dr previsões anteriores apontarem que a chuva deveria diminuir no Sul do Brasil a partir desta quinta-feira (5) — com o afastamento do ciclone extratropical –, o governo de Santa Catarina diz que o estado deve ter mais chuvas desta sexta (6) até o domingo (8).
“O período será marcado por risco para enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos. O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, com condições específicas para cada um dos dias”, disse o governo em nota.
A instabilidade deve ser grande em Blumenau e em todo o Vale do Itajaí.
A projeção da Defesa Civil do estado é que o nível do rio Itajaí-açu, em Blumenau, chegue a 12 metros de domingo para a segunda (9), alertando a população para os riscos de alagamentos.
Por causa disso, a prefeitura da cidade suspende o Oktoberfest.
Outras regiões que podem ter muitos problemas com a baixa pressão são o litoral sul do estado, o extremo oeste, oeste e meio oeste, além da Grande Florianópolis.
Confira a previsão da Defesa Civil do estado para os próximos dias:
Sexta-feira (6)
As instabilidades ganham força, com risco para temporais em todas as regiões, em especial no período da tarde.
Os temporais vêm acompanhados de intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
Há risco de enxurradas e deslizamentos.
Sábado (7)
Entre noite de sexta e ao longo do sábado, é importante destacar as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste, onde o acumulado de chuva pode chegar a níveis entre 150 mm e 200 mm, com risco alto para enxurradas e deslizamentos.
Domingo (8)
Acumulados de chuva se espalham para as demais regiões de SC, com acumulados entre 100 mm e 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis.
O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.
Vídeo: Chuva supera média prevista para outubro no RS e SC
*Publicado por Pedro Jordão, com informações de Stêvão Limana, da CNN, em São Paulo