Santa Catarina registra primeira temperatura negativa do ano nesta terça-feira
A mínima de -2,2ºC foi registrada na cidade de Urupema, na serra catarinense, nas primeiras horas desta manhã; veja fotos do frio na serra catarinense
O estado de Santa Catarina registrou durante as primeiras horas da manhã desta terça-feira (27) a primeira temperatura negativa de 2021. A mínima de – 2,2ºC foi registrada na cidade de Urupema, na serra catarinense.
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), esta manhã foi o primeiro dia do ano com registro de temperatura negativa –2°C e geada em Urupema.
Segundo a nota, no oeste e meio-oeste do estado, o amanhecer também foi gelado com mínima de 3°C no município de Maravilha e 1°C em Ponte Alta do Norte, com ocorrência de geada isolada nas áreas altas dessas regiões.
“No Litoral, a temperatura mais baixa foi registrada no Litoral Sul, 10°C em Criciúma. Em Florianópolis, mínima de 13°C, no norte da Ilha”, diz o comunicado.
Veja fotos da serra catarinense nesta manhã:
- 1 de 5A manhã desta terça-feira (27) teve temperaturas negativas e geada no estado de Santa Catarina
- 2 de 5A manhã desta terça-feira (27) teve temperaturas negativas e geada no estado de Santa Catarina
- 3 de 5A manhã desta terça-feira (27) teve geada e temperaturas negativas no Sul do país
-
- 4 de 5A manhã desta terça-feira (27) teve temperaturas negativas e geada no estado de Santa Catarina
- 5 de 5Geada no Vale do Caminhos da Neve, em Santa Catarina, na manhã desta terça-feira (27)
Próximos dias devem continuar frios
Nesta quarta-feira (28), pode ocorrer uma geada isolada no meio oeste do estado, com mínimas de 1ºC a 5ºC – já na região do planalto sul de Santa Catarina, a mínima pode chegar a -4ºC.
Segundo a Defesa Civil do estado, a massa de ar frio deve permanecer até esta sexta-feira (30) “principalmente nas regiões mais continentais do estado. Durante as tardes, as temperaturas tendem a ser mais amenas, com valores entre 18°C e 24°C, e aumentam gradualmente ao longo dos dias.”
A queda nas temperaturas se deve a entrada de uma massa de ar frio e seco no último domingo (25), que deixou o tempo no estado firme e provocou queda nas temperaturas.