Saiba quem é o brasileiro preso que apareceu em publicação da Casa Branca
Vitor de Sousa Lima foi condenado por homicídio culposo e preso pelo Departamento de Imigração e Controle de Alfândega, em Boston, no último sábado (25)


Um brasileiro identificado como Vitor de Sousa Lima apareceu na lista divulgada pela Casa Branca sobre as prisões dos “piores” estrangeiros ilegais realizadas pelo Departamento de Imigração e Controle de Alfândega (ICE na sigla em inglês). Ele foi preso em Boston, no último sábado (25).
“Vitor De Sousa-Lima, um cidadão brasileiro condenado por homicídio culposo, foi preso pelo ICE Boston em 25 de janeiro de 2025”, diz a postagem. Veja
MAKE AMERICA SAFE AGAIN: Vitor De Sousa-Lima, a Brazilian national convicted of vehicular manslaughter, was arrested by ICE Boston on January 25, 2025. pic.twitter.com/sqt8NZb8IP
— The White House (@WhiteHouse) January 26, 2025
As operações que começaram principalmente no último domingo (26) em várias cidades do país, o ICE relatou 956 prisões naquele dia.
Segundo apurado pela CNN, Vitor foi condenado a 4 anos e 23 dias de detenção por um duplo homicídio culposo causado no trânsito, com regime inicial aberto. Ele atropelou e matou duas pessoas, em outubro de 2014 em uma estrada de Inhapim, em Minas Gerais, localizado no Vale do Rio Doce.
“Conforme informações apresentadas pela Polícia Militar nos autos da ação penal, o indivíduo conduzia seu veículo em alta velocidade, o que motivou uma tentativa de abordagem. Contudo, mesmo com o giroflex e a sirene acionados, ele desobedeceu às ordens de parada e, durante a fuga, atropelou e matou duas pessoas, pai e filho”, informou a polícia.
Na época, a pena privativa de liberdade foi convertida em duas penas restritivas de direitos: prestação pecuniária e prestação de serviços comunitários. Ainda de acordo com a polícia, após esses fatos, Vitor fugiu do território brasileiro, assumindo a condição de foragido da Justiça.
Mediante a isso, a Vara de Execuções Penais de Inhapim, ao tomar conhecimento da situação, determinou a inclusão do nome do réu na lista de Difusão Vermelha da Interpol. No entanto, por conta de um efeito suspensivo a um recurso interposto pela defesa, a determinação passou a ser revogada, resultando na retirada de seu nome da lista.
O brasileiro condenado por homicídio culposo foi preso pelo Departamento de Imigração e Controle de Alfândega, em Boston, no último sábado (25)
Ainda de acordo com o Tribunal de Justiça, como o recurso apresentado por Vitor foi negado, o Juízo das Execuções Penais retomará o andamento do caso, impondo o cumprimento da pena em regime aberto, com as condições pertinentes, incluindo o monitoramento eletrônico.
Sobre as Operações de Fiscalização e Remoção do ICE
As Operações de Fiscalização e Remoção do ICE realizaram 113.431 prisões administrativas no ano fiscal que terminou em outubro de 2024, segundo relatório da agência.
Isso equivale a cerca de 310 prisões por dia, como a CNN havia reportado anteriormente.
Os escritórios de campo da Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) foram instruídos a cumprir uma cota de 75 prisões por dia, de acordo com duas fontes.
Isso acontece enquanto o governo de Donald Trump tenta aumentar drasticamente as apreensões de imigrantes ilegais nos EUA.
*Sob supervisão