Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RS tem previsão de chuvas e queda de temperatura para os próximos dias

    Em algumas áreas, volume de chuva pode chegar a até 200 milímetros

    Parte da cidade de Porto Alegre (RS) ainda está alagada
    Parte da cidade de Porto Alegre (RS) ainda está alagada Miguel Noronha/Enquadrar/Estadão Conteúdo - 24.mai.2024

    Maria Clara Alcântarada CNN*

    Em São Paulo

    O governo do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas e queda de temperatura a partir desta sexta-feira (24).

    O estado foi tomado por fortes chuvas entre o fim de abril e o mês de maio que resultaram, até o momento, na morte de 163 pessoas. Outras 65 estão desaparecidas, de acordo com os últimos dados divulgados pela Defesa Civil. Esta é a maior tragédia climática da história do estado.

    A previsão para esta sexta-feira (24) para as regiões Metropolitana, Planalto, Serra e Litoral Norte é de que o sistema frontal avance em direção ao Nordeste do Estado e provoque maior volume de chuva na região.

    Na metade sul do estado, o tempo deve se estabilizar à medida que um anticiclone migratório ingressa, o que causa uma queda das temperaturas.

    No sábado (25), o avanço do anticiclone deve estabilizar o tempo em todo o estado e provocar a queda mais acentuada das temperaturas, com possibilidade de geada nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

    A previsão para o domingo (26) é de chuva mais moderada sobre a Serra, a Região Metropolitana e o Litoral Norte.

    Na segunda-feira (27) a formação de um breve cavado invertido, ocasionado pela divisão do anticiclone migratório, deve provocar queda na pressão em superfície e provocar chuva mais volumosa sobre as regiões Sul e Campanha.

    Na terça-feira (28), as temperaturas devem cair e o tempo deve permanecer estável. Na quarta (29), último dia da previsão, a tendência é de tempo estável sobre todo o Rio Grande do Sul, com temperaturas mais amenas.

    O volume de chuva previsto para a maior parte do estado estará acima de 50 milímetros. A região com mais volume será as regiões Sul, Central e Metropolitana, com volumes entre 100 e 200 milímetros.

    * Sob supervisão