RS tem novo alerta vermelho para chuvas; veja áreas que podem ser afetadas
Previsão é de acumulados de chuva superiores a 100 milímetros por dia, além de ventos de mais de 100 km/h e queda de granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (6) um novo alerta vermelho –de grande perigo– para tempestades na região sudeste do Rio Grande do Sul. O estado já vem sendo castigado há dias por fortes chuvas, que resultaram na morte de ao menos 83 pessoas.
O alerta é válido até o meio-dia da próxima terça-feira (7). Segundo o Inmet, a previsão é de acumulados de chuva superiores a 100 milímetros por dia, além de ventos de mais de 100 km/h e queda de granizo. Há “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.
Veja as cidades que podem ser afetadas:
- Arroio Grande
- Chuí
- Herval
- Jaguarão
- Pedras Altas
- Rio Grande
- Santa Vitória do Palmar
Outros alertas
O estado tem outros dois alertas de risco meteorológicos emitidos pelo Inmet. Ambos também são válidos até as 12h de amanhã.
Um dos alertas é de perigo para tempestade, com chuvas podendo variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Há previsão de ventos intensos (60 a 100 km/h) e queda de granizo. O sudeste e o sudoeste do estado são as áreas que devem ser afetadas.
O outro alerta é de perigo potencial para tempestade, com chuvas acumulado de chuva previsto entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40 a 60 km/h) e queda de granizo.
As áreas que podem ser afetadas são o sudoeste, sudeste e centro ocidental do estado.
* Sob supervisão