RJ registra aumento de 85% nos casos de incêndios florestais
Corpo de Bombeiros já atendeu 6.178 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado
O Rio de Janeiro registrou um aumento de 85% nos casos de incêndios florestais neste ano, segundo dados levantados pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado. As informações mostram que, apenas nos oito primeiros meses de 2024, a corporação já atendeu 6.178 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados, em todo o ano passado houve 11.037 combates a fogo em vegetação. Com o recorte do dia 1° de janeiro ao dia 23 de agosto, foram 7.417 chamados. No mesmo período deste ano já foram 13.595 acionamentos, um total de 2.558 a mais do que em todo o ano anterior.
Os municípios mais afetados são Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campo dos Goytacazes e Volta Redonda.
Em nota, a corporação ressalta que o trabalho dos Bombeiros no combate aos focos de incêndios florestais “é de extrema importância para a preservação do meio ambiente e a segurança da população”.
O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), afirmou que foi investido mais de R$ 1 bilhão na corporação, integrando novas tecnologias e recursos, além de mais de R$ 115 milhões no reforço operacional visando o combate a incêndios florestais.
*Sob supervisão