RJ: Funcionários do Hospital de Bonsucesso fazem ato por reabertura segura
Local sofreu um incêndio na semana passada que matou sete pessoas
Médicos, enfermeiros e funcionários do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) fazem um ato público nesta terça-feira (3) em frente ao complexo hospitalar, na zona norte do Rio de Janeiro. Os profissionais vão dar um abraço simbólico na unidade às 10h. O local sofreu um incêndio na semana passada que matou sete pessoas.
Assista e leia também:
Gastos com hospitais federais no Rio têm os piores dois anos desde 2010
Conexão CNN: incêndio no RJ expõe problema crônico da falta de prevenção
O Grande Debate: poder público falhou em caso de incêndio em hospital no RJ?

O ato pede a reabertura segura do hospital, anunciada pelo Ministério da Saúde para quarta-feira (4). Serão retomados os atendimentos aos pacientes nos prédios 3, 4, 5 e 6. Com o retorno de parte das atividades nesta semana, o HFB volta a receber pacientes para consultas ambulatoriais, quimioterapia, entrega de medicamentos oncológicos, exames e doações de sangue.
O prédio 1, onde começou o incêndio, permanece interditado pela Defesa Civil municipal. O Centro de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, no prédio 2, vai passar por uma avaliação e pode também reabrir em breve.

Segundo o Ministério da Saúde, “emergências, cirurgias, internações, hemodiálise e exames de imagens, que funcionavam no prédio afetado, permanecem suspensos temporariamente até a conclusão dos reparos necessários”.
Vítimas
No fim de semana, subiu para sete o número de pacientes transferidos que morreram após o incêndio.
Uma menina de 1 ano, vítima de pneumonia, morreu no sábado (31), no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão, zona norte da capital fluminense.
No domingo (1º), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a morte de um homem de 93 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital de campanha do Riocentro, na zona oeste. Ele estava com Covid-19, entubado e não resistiu.
