Riscos na estrutura do hospital de Bonsucesso serão avaliados após o rescaldo
‘É um trabalho difícil, demorado, por se tratar de um local confinado’, explicou o coronel Souza Filho


A Defesa Civil do Município aguarda o término do trabalho de rescaldo do incêndio para avaliar se a estrutura do Prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso foi comprometida pelas chamas. No entanto, o Subsecretário Djalma de Souza Filho, que também é coronel bombeiro, disse que não há mais risco de explosão. Na manhã desta quarta-feira (28), a fumaça continuava a sair do prédio e não há previsão de quando esse trabalho será concluído. “É um trabalho difícil, demorado, por se tratar de um local confinado”, disse o coronel Souza Filho.
Cerca de 40 militares do Corpo de Bombeiros seguem atuando no hospital. O incêndio, que atingiu a unidade na manhã de terça-feira (27), começou no subsolo. Além de viaturas de combate, a corporação também disponibilizou ambulâncias para atendimento e transferência de pacientes. Ao todo, foram mais de 120 militares, de 13 quartéis, envolvidos na operação.
Leia também:
Diretora do hospital de Bonsucesso alertou para risco de tragédia
‘É hora de verificar planos de emergência’, diz especialista após incêndio no RJ
Por recomendação dos bombeiros, todos os 289 pacientes que estavam internados na unidade devem ser transferidos. Segundo a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, 185 pacientes já foram transferidos, 37 receberam alta e 7 aguardam transferência. Três pacientes morreram. Uma mulher de 42 anos e uma idosa de 83 anos, que sofreu uma parada cardíaca após ser transferida, estão entre as vítimas. Elas estavam infectadas com coronavírus e internadas em estado grave no CTI. A identificação do terceiro paciente não foi confirmada.
Além dos pacientes que estavam internados, pelo menos um funcionário do hospital, de 27 anos, inalou muita fumaça e foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas fazer macronebulização.
A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar as causas do incêndio. Uma equipe foi ao hospital para dar início às investigações. Apenas depois do trabalho da perícia será possível apontar os fatores que levaram ao incêndio.
O Hospital Federal de Bonsucesso é o maior hospital da rede pública do Rio em volume geral de atendimentos mensais. São cerca de 15 mil consultas ambulatoriais, 1,3 mil internações, 1,2 mil atendimentos de emergência, 120 mil exames laboratoriais e 5 mil exames de imagem. O hospital tem uma equipe de mais de 5 mil funcionários.