Rio ultrapassa São Paulo e é a capital com mais mortes por Covid-19 no Brasil
Município fluminense registrou a marca de 17.535 óbitos, contra 17.523 registrado na capital paulista
O Rio de Janeiro ultrapassou São Paulo é a cidade com mais óbitos no Brasil causadas pelo coronavírus, após a terceira semana com todas as 33 regiões administrativas em alto risco, segundo boletim epidemiológico da prefeitura divulgado nesta sexta-feira (5). O levantamento é elaborado semanalmente pelo Centro de Operações de Emergências e traz uma análise de risco para a cidade.
O município do Rio de Janeiro atingiu a marca de 17.535 óbitos na quinta-feira (4), ultrapassando a cidade de São Paulo, que está com 17.523 mortes. Na coletiva de imprensa, o prefeito Eduardo Paes lamentou a marca e criticou a gestão de saúde durante o pico da doença no estado.
Ambas as cidades possuem a taxa de letalidade maior do que a média nacional. De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualizados até 4 de fevereiro, a letalidade no país pela Covid-19 é de 2,4%.
Com toda cidade sob alto risco de contaminação, as medidas restritivas foram mantidas, como a limitação da capacidade de lotação dos estabelecimentos, proibição de consumação em pé e distanciamento entre mesas. Shoppings, supermercados e farmácias precisam continuar seguindo com horário de funcionamento estendido e dois terços da capacidade.
A prefeitura do Rio antecipou o calendário de vacinação após a chegada de mais de 134 mil novas doses da vacina. A previsão é que a partir do dia 22 de fevereiro, todos os idosos a partir de 75 anos receberão a primeira dose da vacina e, até março, todos as pessoas acima de 60 anos.
Neste sábado (6), a imunização acontecerá no sistema drive-thru em 9 pontos:
– Cidade Universitária, Ilha do Fundão.
– CM/S Belizário Penna, Campo Grande.
– CMS Manoel Guilherme da Silveira, Bangu.
– Engenhão, Engenho de Dentro.
– Parque Madureira, Madureira.
– Parque Olímpico, Barra da Tijuca.
– Policlínica Lincoln de Freitas Filho, Santa Cruz.
– Sambódromo, Santo Cristo.
– UFRJ campus Praia Vermelha, Urca.
(Com informações de Giovanna Bronze, da CNN, em São Paulo)