Rio tem mais de 10 mil idosos na fila para vacinação domiciliar contra Covid-19
Secretário de Saúde disse que “a maior parte” dos idosos no Rio serão vacinados em casa


O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse à CNN nesta terça-feira (2) que mais de 10 mil idosos do grupo prioritário residentes na capital fluminense já solicitaram vacinação domiciliar contra a Covid-19.
Soranz confirmou ainda que “a maior parte” dos idosos no Rio serão vacinados em casa.
A alta no número de atendimentos em domicílio está relacionada ao medo de contaminação pelo coronavírus das pessoas de 75 anos ou mais que estão inclusas na Fase 1 do plano nacional de imunização.
Funcionários da rede pública de saúde do município afirmaram à CNN que essas solicitações fizeram a procura presencial de pessoas do grupo prioritário ficarem aquém do esperado desde o início da vacinação.
A pouca demanda para a imunização nos postos de saúde gerou, nas últimas semanas, o desperdício de doses da vacina contra o coronavírus. Isso porque após de aberto, o frasco do imunizante tem apenas seis horas de validade.
Além de idosos de 75 anos ou mais, a Fase 1 da imunização do plano nacional de vacinação inclui pessoas que vivem em instituições de acolhimento, como asilos, indígenas e trabalhadores de saúde.