Rio Grande do Sul tem mais de 300 mil pontos sem energia elétrica após chuvas
Maior parcela deles está concentrada em áreas alagadas
O Rio Grande do Sul tem mais de 300 mil pontos de energia elétrica fora de funcionamento, segundo o governo do estado. O alto número se deve às fortes chuvas que atingem o estado desde o começo desta semana.
Em números absolutos, são 329 mil clientes sem energia elétrica disponível. Destes, 272 mil se localizam nas áreas em que a RGE, empresa que opera o serviço, atua.
De acordo com a RGE, a maioria desses clientes estão em áreas alagadas ou em locais com impedimento de acesso das equipes. A empresa informou que as regiões mais afetadas pelo problema são o Vale do Taquari (113,8 mil), Vale do Sinos (45 mil), Vale Rio Pardo (33,3 mil), e Serra (27,9 mil).
Em alerta à população, a RGE ressaltou que os moradores devem ficar longe de fios partidos ou galhos de árvore que estejam caídos sobre a rede elétrica, e que nesses casos a orientação é acionar imediatamente a empresa e o Corpo de Bombeiros.
À CNN, o governo do Rio Grande do Sul informou que, além da parcela da população sem energia elétrica, há 541 mil pessoas sem acesso à água, 48 cidades sem telefone nem internet, 210 escolas danificadas, e 60 bloqueios em rodovias.
*Sob supervisão de André Rigue