Rio de Janeiro tem 16 pessoas desaparecidas por dia em 2024, mostra levantamento
Dados do Instituto de Segurança Pública mostram que 2.533 ocorrências foram registradas neste ano
Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que o Rio de Janeiro registrou, em média, 16 novos desaparecidos por dia em 2024.
No total, 2.533 pessoas foram dadas como desaparecidas no estado entre janeiro e maio deste ano, segundo o ISP.
O número de desaparecimentos cresceu 2% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve 2.492 registros nos primeiros cinco meses do ano.
Caso emblemático
Um dos casos mais conhecidos neste ano foi de Édson Davi, criança de 6 anos que desapareceu no dia 4 de janeiro na praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, e ainda não foi encontrado.
A Polícia Civil informou à CNN que a investigação continua na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) e é acompanhada pelo Ministério Público.
Os agentes policiais analisaram imagens de 13 câmeras de segurança na orla que mostram o menino em uma barraca. Não há evidências de que ele teria saído da praia.
Testemunhas relataram à DDPA que o menino teria entrado no mar enquanto jogava futebol, mas que não foi visto saindo para a rua. Segundo a polícia, diversas linhas de investigação foram consideradas e todas as denúncias foram apuradas, inclusive, em outros estados do país.
Portal de Desaparecidos
A Polícia Civil do Rio de Janeiro conta com o Portal de Desaparecidos para registrar informações e fotografias das pessoas desaparecidas, com base nos registros oficiais.
De janeiro a maio de 2024, foram registradas 1.888 ocorrências na Região Metropolitana do Rio, segundo a Secretaria de Estado da Polícia Civil (Sepol). Dos desaparecidos, cerca de 95% foram encontrados.
Em nota, a Sepol destacou que os desaparecimentos, em maioria, não estão ligados à crimes, mas à saúde mental das vítimas e questões familiares. Grande parte das ocorrências são de menores de idade, dependentes químicos e conflitos familiares.