Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prefeitura do Rio amplia horário de bares e restaurantes até as 21h

    Decreto do prefeito Eduardo Paes, que estende medidas de restrição até o dia 22, também libera serviços e comércio nas praias até 17h

    Thayana Araujo, da CNN, no Rio de Janeiro

    A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu prorrogar até o dia 22 as medidas restritivas na cidade para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. As novas regras começam a valer a partir de 0h desta sexta-feira (12).

    Bares, restaurantes, quiosques podem funcionar até mais tarde, às 21 horas – antes, deviam fechar às 17h. Após esse horário, poderão operar apenas para entrega em domicílio, drive thru e retirada do produto no estabelecimento.

    A prestação de serviço nas praias e na orla, incluindo o comércio ambulante, está liberado até às 17h. Vale destacar que todas as atividades econômicas com atendimento presencial terão limitação de circulação de público de 40% da capacidade instalada. Fica proibida a exposição à venda ou comercialização de bebida alcoólica em bancas de jornais e revistas. 

    A prorrogação também trouxe novos horários para o setor econômico. Todos os serviços na capital fluminense podem funcionar das 8h às 17h, enquanto o comércio em geral pode abrir das 10h30 às 21h. De acordo com o novo decreto publicado nesta quinta-feira (11), está proibida a permanência de pessoas nas ruas, áreas e praças públicas entre 23h e 5h.

    A fiscalização quanto ao cumprimento das novas regaras ficará a cargo: da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.     

    O prefeito Eduardo Paes (DEM) se reuniu com representantes de bares e restaurantes nos últimos dias. A categoria pediu o funcionamento até 22h, mas o prefeito decidiu pelo encerramento às 21h. 

    O último decreto publicado em 04 de março – com medidas que valeriam das 17h do dia 5 até esta quinta-feira (11) – determinou medidas que pouco agradaram o setor de serviços em geral. Agora, as medidas foram estendidas com horários alterados em relação ao decreto da semana passada.     

    Após cinco dias de fiscalização das medidas mais restritivas aplicadas pela prefeitura, foram registradas 4.636 autuações – entre multas e interdições a estabelecimentos, não utilização de máscaras, aglomerações, infrações de trânsito, reboques, encerramento de feiras, apreensões de mercadorias de ambulantes –, 378 multas a estabelecimentos e 37 interdições.