Réveillon de Copacabana terá quase 3.000 PMs extras para reforçar segurança
Evento terá uso de videomonitoramento da orla em tempo real, com câmeras capazes de fazer reconhecimento facial
A Polícia Militar anunciou nesta terça-feira (26) o esquema especial de segurança que será montado no dia 31 de dezembro para a festa do Réveillon em Copacabana.
Segundo a PM, 2.946 policiais militares extras atuarão na segurança do bairro entre as 8h do dia 31 e as 20h do dia 1º. O efetivo deste Réveillon será 11% superior ao de 2023.
O esquema especial de segurança foi anunciado durante entrevista coletiva com a representantes da prefeitura do governo do Estado.
Segundo a PM, dos 30 pontos de bloqueio instalados em Copacabana, 15 terão revistas com o uso de detectores de metais, canhões de luz, tendas e cabines, além de 61 plataformas de observação, localizadas perto do espelho d’água, no canteiro central e no calçadão. O objetivo é aumentar o controle do público.
A festa também terá videomonitoramento em tempo real da orla, com câmeras equipadas com software de reconhecimento facial.
“São câmeras de segurança com capacidade de identificar placas de veículos e identificação facial das pessoas. Isso vai permitir a localização de veículos roubados ou furtados e criminosos foragidos da Justiça”, explicou o porta-voz da Polícia Militar, coronel Marco Andrade.
Serão utilizados ainda quadriciclos para o patrulhamento na faixa de areia e 64 viaturas que devem ficar posicionadas em pontos estratégicos da orla. O espetáculo ainda vai contar com quatro postos de saúde e UTIs móveis.
12 minutos de espetáculo
A prefeitura anunciou que a queima de fogos vai durar 12 minutos, com figuras em 3D representadas por corações duplos, círculos com estrelas e bombas inovadoras.
No total, serão dez balsas, com um distanciamento de 25 metros entre elas. Além disso, drones prometem fazer um espetáculo à parte, com imagens e mensagens de paz e esperança.
Ao todo, dois palcos estão sendo montados para a festa: o palco Copacabana, localizado em frente ao hotel Copacabana Palace, onde vão se apresentar Nattan, Luísa Sonza, Gloria Groove, Ludmilla e a bateria da Imperatriz Leopoldinense, e o Palco Samba, próximo à Rua República do Peru, com shows de Teresa Cristina, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Belo e a bateria da Unidos do Viradouro.
A queima de fogos será sob a regência da maestrina Ludhymila Bruzzi. Esta será a primeira vez que uma orquestra fará a trilha sonora no momento da virada de ano.
“O Rio de Janeiro é uma cidade que sabe fazer festa, eventos. Essa é maior festa do mundo. Esse espetáculo vem para abrilhantar ainda mais o evento. Venham para o Rio, a cidade está preparada para atender todo mundo”, afirmou o presidente da Riotur, Ronnie Costa.
Trânsito em Copacabana
Segundo a CET-Rio, no dia 31 de dezembro, os bloqueios em Copacabana e no Leme começarão a partir das 7h, com a interdição da pista da Avenida Atlântica junto à orla, como ocorre nos fins de semanas e feriados.
Às 16h, estará totalmente interditada nos dois sentidos. Às 19h30, haverá o fechamento de todos os acessos ao bairro, com exceção de ônibus e táxis, que só poderão ter acesso a Copacabana até as 22h.
O estacionamento estará proibido em toda a extensão da Avenida Atlântica e nas suas vias de acesso e saída a partir das 18h de sexta-feira (30). A partir das 5h do dia 1º, os acessos a Copacabana serão liberados para todos os veículos. No entanto, a Avenida Atlântica, em ambas as pistas, continuará interditada.
A partir das 10h, a pista junto aos prédios da Avenida Atlântica será aberta e funcionará com a mão invertida, como ocorre aos domingos e feriados.
Quem pretende usar metrô precisa se antecipar
A operação especial do metrô começa às 19h do dia 31 de dezembro e vai até 5h de 1º de janeiro. Nesse período, o cliente só utiliza o sistema usando os cartões especiais, tanto para ida quanto para a volta, que podem ser comprados até às 18h59 do dia 31 de dezembro (ou até que se esgotem) nas bilheterias da estação Carioca.
No dia 31, as integrações tarifárias (ônibus, BRT e vans) com o metrô serão encerradas às 19h.
“Temos solicitado para que nossos clientes utilizem mais a estação Siqueira Campos para desembarque por ser maior e com mais conforto. A estação Cardeal Arcoverde costuma ser mais utilizada, mas fazemos essa solicitação”, disse o gerente de Operações do MetrôRio, Pedro Mello.
Rio terá queima de fogos em outros dez pontos
A festa também está garantida em outros bairros: na Praia do Flamengo, Praça Mauá, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, Madureira, Ramos, Penha, Bangu, Pedra de Guaratiba e Sepetiba.
Confira a programação completa abaixo:
Praia do Flamengo
- DJ Tonny
- Grupo DDP Diretoria
- Celebrare
- Mart’nália participação de Moacyr Luz
- GRES Unidos de Vila Isabel
- GRES Beija-Flor de Nilópolis
Praça Mauá
- DJ Zaba
- Família Diniz convida Roda de Samba Pedra do Sal
- Detonautas
- Bala Desejo
- GRES Unidos da Tijuca
- GRES Vizinha Faladeira
Ilha de Paquetá
- DJ Ulisses
- Grupo Existência participação de Luiz Camilo
- Gamadinho
- Michael Sullivan
- GRES Unidos do Porto da Pedra
Ilha do Governador
- DJ Adonay
- Juninho Thybau
- Thiago Soares
- Onze20
- GRES Paraíso do Tuiuti
- GRES União da Ilha do Governador
Madureira
- DJ Bikudo
- DJ Michel e convidados Baile Charme
- Roberta Sá convida Velha Guarda da Portela
- Delacruz
- GRES Império Serrano
- GRES Portela
Ramos
- DJ Yuri Hang
- DJ Juninho 22
- Bielzin
- TIEE
- DJ Mandrake
- Chefin
- Balacobaco
- GRES Grande Rio
Penha
- DJ Daniel Correa
- Grupo Coisa Séria participação Adriano Ribeiro
- Orquestra Tupy
- Gustavo Lins
- GRES Estação Primeira de Mangueira
Bangu
- DJ Cley
- Paulinho Mocidade e Banda
- L1
- Clareou
- Marvvila
- GRES Unidos de Padre Miguel
- MT Santos
Pedra de Guaratiba
- DJ Elétron
- Black White
- Silvinho Blau Blau
- Caju Pra Baixo
- GRES Mocidade Independente de Padre Miguel
Sepetiba
- DJ Bruninho
- Boka Loka
- Vitinho
- Arlindinho
- GRES Acadêmicos do Salgueiro