Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reservatórios em nível recorde, Datafolha sobre economia e mais de 3 de abril

    Usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que constituem a grande caixa d’água do sistema interligado nacional, devem encerrar a temporada de chuvas com o maior nível de armazenamento em 12 anos

    Hidrelétrica de Furnas em São José da Barra, Minas Gerais
    Hidrelétrica de Furnas em São José da Barra, Minas Gerais . Picture taken September 8, 2021. REUTERS/Washington Alves

    CNN

    O nível recorde de armazenamento nos reservatórios de usinas hidrelétricas e a primeira pesquisa Datafolha no governo Lula sobre a expectativa dos brasileiros para a economia estão entre os destaques desta segunda-feira (3).

    Reservatórios chegam ao fim do período de chuvas com maior nível em 12 anos, diz ONS

    Os reservatórios de usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que constituem a grande caixa d’água do sistema interligado nacional, devem encerrar a temporada de chuvas com o maior nível de armazenamento em 12 anos.

    De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as represas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste vão atingir 85,7% de sua capacidade máxima no dia 30 de de abril, momento em termina oficialmente o período úmido. Novas estimativas do ONS foram divulgadas na sexta-feira (31).

    Em 2021, quando o país enfrentou uma grave crise hídrica e precisou ligar praticamente todas as suas usinas térmicas para evitar um racionamento de energia, o volume útil dos reservatórios estava em menos da metade disso no fim de abril. Na mesma época do ano passado, o índice estava em 66,5%.

    Com a fartura de chuvas nos últimos meses, algumas hidrelétricas estão com o maior nível de armazenamento da história. O reservatório de Serra da Mesa (GO), que foi inaugurado no rio Tocantins em 1998, nunca esteve tão alto. No sábado (1), ele chegou a 79,3% da capacidade máxima.

    Pessimismo com a economia aumentou desde o início do governo Lula, diz Datafolha

    O número de brasileiros que dizem acreditar em uma piora da economia nos próximos meses aumentou em março, segundo dados da pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (2). O levantamento sobre o tema é o primeiro feito após o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Segundo a pesquisa, 26% dizem que a situação econômica do país deve piorar nos próximos meses, mesmo resultado daqueles que acreditam que não haverá mudança.

    No levantamento feito em dezembro, após a eleição de Lula, o percentual dos que acreditavam em uma piora da economia era de 20%.

    Uma queda foi registrada entre os que contam com uma melhora da atividade econômica, passando de 49%, em dezembro, para 46% em março.

    Ação contra Bolsonaro no TSE entra na parte final e alegações finais devem ser apresentadas nesta semana

    O julgamento no Tribunal Superior Eleitoral que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível terá capítulos importantes nesta semana, quando o Ministério Público Eleitoral e a defesa deverão apresentar as alegações finais.

    Essa é a última parte do processo antes que o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, libere o caso para ser julgado pelos ministros da Corte eleitoral – que deve ocorrer até quinta-feira (07).

    Trata-se de uma ação movida pelo PDT em agosto de 2022 que acusa Bolsonaro de ter cometido abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação após reunião do então presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada, no dia 18 de julho do ano passado, quando a confiabilidade das urnas eletrônicas foi colocada em dúvida.

    O PDT solicitou — e foi atendido pelo TSE — para que o ex-ministro Anderson Torres fosse ouvido sobre a minuta de um decreto para instalar no Brasil um “estado de Defesa” à época das eleições de 2022.

    Rússia investiga explosão que matou blogueiro militar; número de feridos sobe para 32

    As autoridades locais atualizaram o número de feridos por uma explosão em um café em São Petersburgo neste domingo (2). A informação é de que 32 pessoas ficaram feridas.

    O governador da cidade, Alexander Beglov, compartilhou a atualização em um post no Telegram no domingo à noite, horário local.

    “Todos os serviços especiais e de emergência da cidade estão atualmente ativados em conexão com o que aconteceu em um café na Ilha Vasilyevsky”, disse Beglov, referindo-se à ilha que compõe uma parte significativa do centro da cidade. “Trabalhamos em coordenação com as agências de aplicação da lei. Elas estão tentando estabelecer as circunstâncias do que aconteceu.”

    A explosão matou o blogueiro militar russo Vladlen Tatarsky, de acordo com a agência de notícias estatal russa TASS e autoridades locais. Um dos vários comentaristas online proeminentes do país sobre a guerra na Ucrânia, Tatarsky às vezes criticava os recuos dos militares russos na Ucrânia.

    Com gol nos acréscimos, Água Santa vence o Palmeiras e sai na frente na final do Paulista

    O Água Santa venceu o Palmeiras por 2 a 1 neste domingo (2) na Arena Barueri no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. Foi a primeira derrota do Verdão no ano.

    O primeiro tempo de jogo foi movimentado, com o Palmeiras pressionando o ataque adversário e tendo quatro chances claras de pontuar. Em duas delas com chutes de Dudu, um de Breno Lopes e outro de Gabriel Menino.

    O time adversário busca uma reação com Igor Henrique e com Lucas Tocantins, mas sem sucesso. Até que, aos 43 minutos, a bola sai em escanteio e Luan Dias cruza na cabeça de Bruno Mezenga, que finaliza e marca o primeiro gol.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

    * Publicado por Léo Lopes