Renato Feder favorito para o comando do MEC e mais da tarde de 3 de julho
5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
A operação que teve como alvo o senador José Serra (PSDB) e a filha dele, Verônica Allende Serra, e a apuração que mostra que o atual secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, pode assumir o comando do Ministério da Educação estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta sexta-feira, 3 de julho de 2020.
Serra denunciado
O senador José Serra (PSDB) e a filha dele Verônica Allende Serra foram denunciados pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro e corrupção. A Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro na Operação Revoada, que faz parte da Lava Jato.
Feder no MEC
Segundo apuração dos colunistas Renata Agostini, Thais Arbex e Igor Gadelha, da CNN, o atual secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, é o favorito para assumir o comando do Ministério da Educação. Seu nome já havia sido cotado antes do presidente optar por Carlos Decotelli – que teve a nomeação tornada sem efeito após a revelação de inconsistências no currículo do economista na plataforma Lattes.
Reabertura em SP
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve antecipar abertura de cinemas, teatros e academias para a fase amarela, segundo apuração da colunista de economia Raquel Landim, da CNN. Para isso, serão exigidos rígidos protocolos de controle e horário bastante limitado. Na semana que vem, a capital paulista reabre bares, restaurantes e salões de beleza. Esses estabelecimentos poderão funcionar seis horas por dia desde que mantenham o distanciamento social entre os clientes e protocolos de higiene.
Programa habitacional
Com auxílio da Caixa Econômica Federal, o governo federal prepara o lançamento nos próximos 15 dias de um novo programa habitacional com taxas de juros menores. Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o objetivo é dar acesso ao financiamento imobiliário para um maior número de famílias.
Covid-19
Nove a cada dez brasileiros com Covid-19 têm ao menos sintomas leves, segundo estudo da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Quase 90 mil pessoas foram testadas e entrevistadas entre maio e junho, e os sintomas mais comuns são perda de olfato e paladar, dor de cabeça, febre, tosse e dor no corpo.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
(Edição: Sinara Peixoto)