Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Região Sul do Brasil está em estado de alerta para fortes chuvas

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há riscos para fortes chuvas, ventos intensos, alagamentos e risco de queda de energia nos três estados

    Dayres VitoriaFelipe SouzaJulia FariasRafael Villarroelda CNN*

    Os três estados da Região Sul estão com alertas para chuvas intensas nesta semana. No Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há alertas para o noroeste, sudoeste, sudeste e nordeste do estado gaúcho. A região metropolitana da capital Porto Alegre também está em estado de atenção. Cidades como Xangri-Lá, Viamão e Uruguaiana estão em alerta.

    No Paraná, uma faixa de alerta se estende do leste ao oeste paranaense. Segundo a Coordenadoria Estadual do estado, os alertas são para “linhas de instabilidade com risco de temporais, com raios e fortes ventos. Além de São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital Curitiba, outras cidades como Catanduvas, Foz do Iguaçu e Pato Branco, também estão em atenção.

    Em Santa Catarina, uma área de baixa pressão pode provocar temporais isolados. Entre a noite de hoje (26) e a madrugada de terça-feira (27), os temporais se intensificarão principalmente entre o oeste e os planaltos catarinenses.

    Nas cidades de Araquari, Balneário Barra do Sul e Joinville, no norte catarinense, foi decretado situação de emergência devido às fortes chuvas ocorridas. Todos registraram ocorrências e alterações por conta de alagamentos, deslizamentos e queda de muros e árvores.

    Em Joinville, a chuva prevista para a tarde do último domingo (25) se confirmou, e a cidade registrou um acumulado de 229 milímetros, considerando a soma dos volumes de sábado e domingo, até às 20h.

    O número de ocorrências também aumentou, chegando a 79. Foram 33 alagamentos, 30 deslizamentos, 11 quedas de muros e 5 quedas de árvores. Os bairros mais atingidos foram Aventureiro, Boehmerwadt, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuva, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães.

    O relatório do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Estadual aponta que a chuva tende a perder força, com precipitação de fraca intensidade, sem volumes expressivos, intercalada por períodos de melhora. Em função do volume de chuva, o risco para deslizamentos segue alto.

    Segundo a Secretaria de Educação, as aulas para esta semana nas Escolas e Centros de Educação Infantil Municipais seguem normalmente. Apenas o CEI Alegria de Viver, no Paranaguamirim, em Joinville, terá atendimento parcial, considerando que algumas salas ficaram alagadas.

    A Secretaria da Saúde também confirmou o funcionamento normal das Unidades Básicas de Saúde com todos os serviços, incluindo a aplicação de vacina contra a dengue em pré-adolescentes de 10 e 11 anos.

    Em nota, a Defesa Civil recomendou que, em caso de temporais e de chuva intensa, a população evite transitar em áreas e ruas alagadas. No caso de temporais, o ideal é procurar um local seguro, abrigando-se longe de objetos que possam ser arremessados.

    Tópicos