Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Região de Piracicaba volta para fase vermelha em plano de reabertura de SP

    Governo reclassificou extraordinariamente a região para a Fase 1 do plano após ocupação em leitos de UTI chegar a 84,6%

    Murillo Ferrari, , da CNN, em São Paulo

    O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (17) que a região de Piracicaba regrediu da fase laranja (2) para a fase vermelha (1) no Plano SP, que rege a retomada da economia do estado durante a pandemia do novo coronavírus.

    “Hoje, trazemos a reclassificação de uma região que requer um cuidado especial que é Piracicaba, com a reclassificação da região de laranja para vermelha” disse Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de SP, em entrevista no Palácio do Bandeirantes.

    Ela explicou que as classificações das regiões pelo Plano SP são feitas a cada duas semanas, mas que é possível haver mudanças extraordinárias, como neste caso, quando há consenso que precisam ser tomadas medidas emergenciais.

    “Já havíamos trazido a preocupação com a região, sobretudo com a ocupação de leitos de UTI, que agora atinge 84,6%, na média de sete dias. Houve também aumento de internações e óbitos, mas a principal razão [para a reclassificação] é a ocupação de leitos.”

    Assista e leia também:

    SP: 26% dos pacientes internados no hospital do Ibirapuera já são do interior

    Campinas tem recorde de mortes; região transfere pacientes para capital paulista

    Já o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que o governo elaborou uma ação articulada para Piracicaba. 

    “No hospital regional, na próxima terça-feira (21), entram em atividade 12 novos leitos de UTI, chegando a 50. Lá temps um projeto em parceria com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), de tele-UTI, portanto investindo na quantidade de leitos e na qualidade desses leitos”, afirmou.

    Vinholi disse que o governo também fez investimentos nas cidades de Limeira, Rio Claro, Pirassununga e Rio das Pedras para aumentar a capacidade hospitalar de toda a região.

    Novos respiradores

    O secretário anunciou ainda a entrega de novos respiradores para cidades no interior do estado. São 80 unidades, distribuídas entre Bauru (20), Marília (5), Ribeirão Preto (15), Sorocaba (20) e São José dos Campos (20).

    “Na última semana, distribuímos 179 respiradores e hoje vamos distribuir mais 80, totalizando 259 respiradores”, disse Vinholi. Ele disse que o total de leitos de UTI por 100 mil habitantes no estado também foi ampliado: de 20,3 para 23,3 leitos.

    Retomada das aulas

    O secretário da Educação de SP, Rossieli Soares, afirmou que as aulas no estado só serão retomadas em 8 de setembro, como previsto, se as condições determinadas pelo Centro de Contingência da Covid-19 forem cumpridas.

    “Ou seja, número de casos decrescente, estado na Fase Amarela [do Plano SP] por 28 dias. Se isto não estiver, não voltará”, afirmou. “Por exemplo, se as condições em 8 de setembro fossem as de hoje, não voltaríamos.”

    Ele disse ainda que as condições serão reavaliadas na próxima sexta-feira (24) e depois de 14 dias, em 7 de agosto.

    Tópicos