Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Região da Cracolândia tem pelo menos 7 saques em menos de 1 ano

    Após saque em uma loja de produtos de segurança no último sábado (27), governo de São Paulo anunciou reforços de 2 mil agentes da PM

    Rafael Villarroelda CNN* , São Paulo

    Em menos de um ano, os saques na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, chegaram a pelo menos 7. O último ocorreu na madrugada de sábado (27), quando o chamado fluxo, que é a concentração de usuários de drogas, invadiu uma loja especializada em produtos de segurança. O prejuízo chegou a R$300 mil. O caso ficou conhecido como “gangue da portinhola”.

    A CNN reportou os sete ataques, veiculados entre abril de 2023 e janeiro de 2024.

    Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as imagens das câmeras de segurança deste último ataque estão sendo analisadas e a vítima já foi ouvida. O comércio deve fechar as portas após a ação dos criminosos.

    Ainda sobre o caso, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que, no domingo (28), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) encaminhou quatro pessoas ao 2°DP (Bom Retiro), que portavam objetos eletrônicos sem procedência.

    Após o último ataque, o governador Tarcísio de Freitas anunciou na segunda (29) o reforço do policiamento na região com cerca de 2 mil policiais. Para ampliar o número de agentes, o Estado irá contratar policiais aposentados e temporários. Tarcísio não deu data para quando o efetivo estará na rua, mas conforme a SSP, a contratação já está sendo finalizada.

    Já o prefeito Ricardo Nunes disse que o município ampliou o número de GCMs na região e que nos próximos dias irá colocar 500 guardas civis na rua.

    A prefeitura também investiu cerca de R$ 9 milhões na instalação de câmeras inteligentes, do programa Smart Sampa, que promete aumentar o monitoramento por meio de câmeras de reconhecimento facial, integradas ao banco de dados da Polícia Civil.

    Ataques

    A onda de ataques começou no ano passado, quando, em abril, um grupo de usuários de drogas invadiu uma farmácia nas proximidades da Praça Júlio Prestes e furtaram vários produtos.

    Também em abril de 2023, uma loja de eletrônicos foi assaltada.

    Em junho do ano passado, a Guarda Civil Metropolitana encontrou parte dos eletrônicos roubados em um bueiro e debaixo de cobertores em meio ao fluxo.

    Os casos deixaram prejuízos aos comerciantes, que precisaram de apoio de outros empresários.

    As ruas em que os casos ocorreram, na região da Santa Ifigênia, já foram conhecidas como o maior ponto de comércio de eletroeletrônicos do país. Segundo os comerciantes, a situação hoje é de abandono, e que, devido ao pouco movimento, não há como se manter.

    Ataques na Cracolândia

    2023

    Farmácia é atacada (veja aqui)

    Loja de eletrônicos é atacada (veja aqui)

    2024

    Loja de equipamentos motociclísticos e loja disponível para alugar são atacadas (veja aqui)

    Dois imóveis de um mesmo lojista de cabos são atacados (veja aqui – parte final da matéria)

    Loja de segurança atacada (veja aqui)

    Tópicos