Redes de voluntários arrecadam doações para cidade de Petrópolis
Até segunda-feira (21), expectativa é que total de 150 toneladas de alimentos e água sejam levadas à cidade somente pela ONG Ação da Cidadania
Voluntários e organizações reúnem doações para as vítimas das chuvas na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A rede de solidariedade, que se formou logo após a tragédia, está arrecadando roupas, sapatos, água, roupas de cama, alimentos não perecíveis e artigos de limpeza e higiene pessoal. Todo tipo de doação é bem-vinda.
Os shoppings do Rio de Janeiro disponibilizaram seus espaços para servirem de postos de coleta. Centenas de pessoas estão indo a um terminal de recolhimento para deixar algum donativo.
Ao todo, são 21 estabelecimentos: Bangu Shopping (Bangu), Carioca Shopping (Vicente de Carvalho), Caxias Shopping (Duque de Caxias), Passeio Shopping (Campo Grande), Pátio Alcântara (Alcântara), Santa Cruz Shopping (Santa Cruz), Shopping Grande Rio (São João de Meriti), Botafogo Praia Shopping, Rio Sul (Botafogo), Shopping Leblon (Leblon), São Gonçalo Shopping (São Gonçalo), Via Parque Shopping (Barra da Tijuca), Recreio Shopping (Recreio), Shopping Tijuca (Tijuca), Norte Shopping, Plaza Shopping, Botafogo Praia Shopping, Shopping Boulevard (Vila Isabel), Shopping Nova América (Del Castilho), Madureira Shopping e Shopping Nova Iguaçu.
Os clubes cariocas Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo também se solidarizaram e disponibilizaram alguns locais para receberem mantimentos.
Neste sábado (18), a ONG Ação da Cidadania vai enviar cerca de 15 toneladas de alimentos. Até segunda-feira (21), a previsão é de que a ONG tenha entregado, na cidade de Petrópolis, um total de 150 toneladas de água e comida.
Também serão levados itens de higiene, produtos de limpeza, colchões e mantas. De acordo com a organização, essa arrecadação foi adquirida com doações realizadas por empresas e pessoas físicas no site. O objetivo de amenizar o sofrimento das pessoas que ficaram desalojadas ou desabrigadas.
O Santuário do Cristo Redentor e a Paróquia São José da Lagoa, já contabilizaram mais de 11 toneladas de alimentos, 32.800,2 litros de água e 3.415 produtos de higiene. Os donativos já foram distribuídos para as vítimas.
Os animais que perderam seus donos também estão recebendo ajuda. A Clínica Veterinária Patas e Pelos, na rua Quissamã, em Petrópolis, está recebendo doações para os pets. A maior necessidade é ração.
Para colaborar, a prefeitura da cidade imperial também lançou nas redes sociais a campanha “Petrópolis Solidária”.