Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rede hoteleira do Rio tem procura abaixo do esperado no feriado de Corpus Christ

    Aeroportos e Rodoviária devem operar com maior movimentação comparado ao primeiro ano da pandemia

    Isabelle Resende e Camille Couto, da CNN, no Rio de Janeiro

     

    A movimentação de turistas na cidade do Rio durante o feriado de Corpus Christi continua abaixo do esperado para a data. A média de ocupação da rede hoteleira na capital fluminense até a próxima segunda, dia 7 está em torno de 42%, de acordo com o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRIO).

    Quase 100% dos visitantes vêm de outros estados do Brasil, principalmente os do Sudeste, incluindo o Rio de Janeiro. A grande maioria dos hóspedes é formada por casal ou família. Apenas 8% deles vêm de fora do país. Os turistas, segundo o sindicato, são oriundos dos EUA, Inglaterra e Rússia. Países onde a vacinação contra a covid 19 já está avançada.

    O presidente do Sindicato, Alfredo Lopes, aposta no avanço da imunização para alavancar a retomada do turismo no estado. “Estamos otimistas que com o avanço da vacinação, logo retomaremos o turismo em nossa cidade.

    Nos aeroportos, a movimentação deve ser maior no Santos Dumont. A estimativa da Infraero é de que até o dia 7 de junho, 84.402 passageiros passem pelo terminal. O número é 405% maior em relação ao movimento do ano passado, quando 16.697 pessoas embarcaram e desembarcaram no feriado de Corpus Christi. Já a Rio Galeão, concessionária que administra o aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, calcula uma movimentação de mais de 20 mil passageiros durante o feriado.

    Devido à queda no número de passageiros, a Rodoviária do Rio não fará operação especial durante o feriado de Corpus Christi. De acordo com a concessionária que administra o terminal o movimento de embarque e desembarque caiu pela metade em relação a 2019, último ano antes da pandemia.

    Movimentação em praia do Rio de Janeiro durante pandemia da Covid-19
    Movimentação em praia do Rio de Janeiro durante pandemia da Covid-19
    Foto: CNN (14.mar.2021)

    Entretanto, o movimento registrado esse ano é considerado melhor quando comparado ao primeiro ano da pandemia. Em 2020, a queda no número de passageiros durante o feriado de Corpus Christi foi de 94% relação ao ano anterior, devido aos bloqueios e restrições impostos pela pandemia.

    Nesta quinta-feira (03/06), são esperadas cerca de 15 mil pessoas, entre embarques e desembarques (8 mil passageiros embarcando e 7 mil chegando).

    As 41 empresas responsáveis pelas 230 linhas intermunicipais e interestaduais operam normalmente, mas não programaram horários extras para o período.

    Tópicos