Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Reconhecimento Facial da Bahia localiza 689 foragidos em 2024

    Neste fim de semana, um homem procurado por roubo, em Salvador, foi localizado após ser identificado pela tecnologia

    Gabriela Bentocolaboração para a CNN

    O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) localizou, neste fim de semana, um homem procurado por roubo, em Salvador. Após ser identificado, ele foi alcançado por uma equipe da Polícia Militar local.

    Entre janeiro e setembro de 2024, a tecnologia já localizou 689 foragidos da Justiça, ultrapassando o total de 680 capturados em todo o ano de 2023.

    Desde a implantação, em 2019, o reconhecimento facial ajudou a capturar 1.942 foragidos da Justiça.

    Atualmente, 80 cidades baianas são monitoradas pelo sistema, incluindo Salvador e importantes municípios da Região Metropolitana, como Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho, além de localidades do interior, como Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus.

    O sistema também é utilizado em grandes eventos, de maneira itinerante, com o apoio das Plataformas Elevadas de Observação (POE), que reforçam o alcance das câmeras em áreas de grande movimentação.

    Perfil das capturas

    Segundo dados da SSP-BA, cerca de 25% dos foragidos presos eram procurados por crimes de roubo, 21% por homicídios, 13% por tráfico de drogas e 5,7% por estupro.

    O sistema também foi fundamental na prisão de indivíduos envolvidos em crimes como violência doméstica, associação criminosa, porte ilegal de armas e até mesmo por inadimplência de pensão alimentícia.

    Tópicos