Queda nos serviços, vídeo de reunião ministerial e mais da tarde de 12 de maio
5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
A queda no setor de serviços, a exibição do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, que apura interferência política na Polícia Federal e a discussão sobre os serviços essenciais estão entre os 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 12 de maio de 2020.
Depoimentos
Três ministros do governo depõem nesta terça, simultaneamente, no Palácio do Planalto. São eles: general Braga Netto, o ministro da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, e o general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Os depoimentos dos três foram determinados pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito que apura interferência política na Polícia Federal.
Vídeo de reunião
Pela manhã, como parte do mesmo inquérito, o vídeo da reunião entre Bolsonaro, ministros e presidentes de bancos públicos do dia 22 de março foi exibido às partes do processo.
Serviços essenciais
Governo federal e estados continuam divergindo sobre a flexibilização do isolamento. Mesmo com a decisão de Bolsonaro de incluir academias, salões de beleza e barbearias na lista de servições essenciais, governadores decidiram seguir seus próprios decretos e optaram por manter suspensos esses tipos de serviços. É o caso de São Paulo, Amazonas, Pará, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí.
Reabertura
Pelo mundo, países também discutem a reabertura. Nos Estados Unidos, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou que várias regiões nos arredores da principal cidade podem reabrir suas economias no fim de semana. O Ministério da Saúde da Espanha determinou que, a partir da próxima sexta-feira (15), viajantes que chegam do exterior vão precisar manter uma quarentena de 14 dias.
Economia
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça que o setor de serviços sofreu um forte recuo no mês de março, na comparação com o mês de fevereiro.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br