Quase 600 pinguins são encontrados mortos em praias de SC após passagem de ciclone
Além dos pinguins, tartarugas, gaivotas e fregatas foram encontradas sem vida no litoral do estado; causa está sendo investigada
A passagem de um ciclone extratropical deixou quase 600 pinguins mortos no litoral de Santa Catarina desde terça-feira (9). Ao todo, 596 animais foram encontrados na costa, de acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que investiga o caso.
Além dos pinguins, tartarugas, gaivotas e fregatas foram encontradas mortas na costa. A causa das mortes, no entanto, continua desconhecida. Os especialistas trabalham com duas hipóteses: a primeira de que os animais já estavam sem vida em alto mar e foram arrastados para as praias. A segunda, de que o motivo da morte foi, de fato, a passagem do ciclone.
Os pinguins-de-magalhães, espécie encontrada nas praias, são vistos no litoral brasileiro de junho a novembro. Eles migram das Malvinas e da Patagônia acompanhando o fluxo da água e em busca de alimento.
Neste percurso, é comum que os animais venham a falecer, seja por conta de redes de pesca, por não conseguirem concluir o trajeto e entre outras causas.
Com rajadas de vento de até 110 km/h, a passagem do ciclone pelo estado forçou mais de 300 pessoas a deixarem as suas casas. Em apenas 48 horas, foram registrados mais de 200 milímetros de chuva.
*Publicado por Daniel Reis