Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Procuradoria denuncia sete suspeitos de tráfico internacional em aviões da FAB

    Caso aconteceu em 2019; um dos sargentos envolvidos na operação acompanhava a comitiva presidencial

    Vianey Bentesda CNN , em Brasília

    A Procuradoria de Justiça Militar denunciou nesta terça-feira (27) sete envolvidos em operações de tráfico de cocaína em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo dois sargentos e um ex-sargento, todos da Aeronáutica, e quatro civis.

    Eles são suspeitos de tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico internacional e lavagem de dinheiro.

    As investigações mostraram a materialidade e autoria dos denunciados, que atuaram de livre consciência e se associaram para prática de tráfico nacional e internacional de drogas utilizando aviões e equipes da FAB.

    Conforme a denúncia, alguns dos envolvidos participaram, em 2019, de uma operação de envio de cocaína para Espanha.

    A droga chegou ao país durante uma missão oficial com a ajuda de um dos sargentos denunciados. Na época, Manoel Silva Rodrigues foi preso em flagrante, no aeroporto de Sevilha, na Espanha, com posse de 37 quilos de cocaína.

    Ele fazia parte da comitiva de 21 militares que acompanhava a viagem do presidente Jair Bolsonaro a Tóquio, no Japão, onde o chefe do Executivo participaria da reunião do G-20.

    O militar foi condenado na Espanha e no Brasil, sendo no Brasil pelo crime de tráfico ilícito transnacional de entorpecentes.

    Além do ex-sargento Manoel Silva Rodrigues, foram denunciados os sargentos Jorge Luiz da Cruz Silva e Marcio Gonçalves de Almeida e os civis Wilkelane Nonato Rodrigues, Marcos Daniel Penna Gama, Márcio Moufarrege e Michele Tocci.

    Procurados, os defensores dos denunciados não se manifestaram até a publicação desta reportagem.

    Tópicos