Primeiro dia sem uso obrigatório de máscara divide população em Duque de Caxias
No centro do município da Baixada Fluminense, pessoas com e sem a proteção andavam lado a lado
Duque de Caxias, a primeira cidade do país a desobrigar o uso da máscara na pandemia, amanheceu com ruas movimentadas nesta quarta-feira (6). No centro da cidade da Baixada Fluminense, pessoas com e sem a proteção andavam lado a lado. O cenário se repetiu em diferentes ruas, postos de combustíveis e comércio.
O morador Cláudio Marcos estava em uma praça observando a circulação e se disse incrédulo. Para ele, a mudança de comportamento beira a ignorância. “Eu tenho que me proteger, proteger você, ele. Eu estou me cuidando, mas cada um tem seu modo de agir. Não posso fazer nada por eles, é ignorância mesmo. Mas vou ficar, de preferência, mais dois anos com a máscara. Está muito cedo para morrer”, argumenta.
A professora Neide Viana concorda. Para ela, todo cuidado segue necessário. “A prevenção ainda é a máscara, o álcool em gel e o distanciamento. Fico triste quando vejo alguém do meu lado sem a máscara, pode até estar assintomático e passar o vírus para outra pessoa”, pondera.
O município, que tem aproximadamente 900 mil habitantes, publicou um decreto na terça-feira (5) suspendendo a exigência do uso da máscara em todo o território. A Defensoria Pública e o Ministério Público já conversam para tentar derrubar a medida do prefeito Washington Reis (MDB).