Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente do STJ convoca 3 ministros substitutos para julgar Witzel

    Órgão especial do STJ decidirá se mantém ou não a decisão monocrática do ministro Benedito Gonçalves, que afastou Witzel por 180 dias do governo

    Igor Gadelhada CNN

    Três dos 15 ministros que compõe o órgão especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se declararam impedidos de participar do julgamento sobre a manutenção ou não do afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

    A informação foi confirmada à CNN pela assessoria de imprensa do STJ. Segundo o órgão, se declararam impedidos os ministros Felix Fischer, João Otávio de Noronha e Herman Benjamin. O julgamento está marcado para a tarde desta quarta-feira (2).

    Leia também:

    Em delação, ex-secretário de saúde do Rio detalha divisão da propina no governo

    Grupo de Witzel criou fundo da saúde de R$ 2 bi para desviar dinheiro, diz MPF

    Flávio Bolsonaro nega indicação a Witzel: ‘traidor, psicopata e mentiroso’

    Witzel se diz inocente e acusa ex-secretário de se ‘infiltrar’ para corrupção

    O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel
    O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel
    Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil (23.set.2019)

    O ministro Jorge Mussi ainda está analisando o impedimento.

    De acordo com o STJ, com os impedimentos, o presidente da corte, Humberto Martins, decidiu convocar os três ministros na sequência de antiguidade para participar do julgamento: Paulo de Tarso Sanseverino, Isabel Gallotti e Antonio Carlos Ferreira.

    O órgão especial do STJ é o fórum específico da corte responsável por julgar as ações penais contra governadores e outras autoridades. Ele é composto pelos 15 ministros mais antigos do tribunal, que tem, ao todo, 33 ministros integrantes.

    No julgamento desta quarta-feira, os integrantes desse órgão especial vão decidir se mantém ou não a decisão monocrática do ministro Benedito Gonçalves, o qual decidiu pelo afastamento de Witzel por 180 dias, na última sexta-feira (28).

    Nesta segunda-feira (31), o âncora Caio Junqueira noticiou que o STJ vinha consultando a todos os integrantes do órgão especial para garantir o quórum qualificado de dois terços necessário para o julgamento. Ou seja, dos 15 integrantes, 10 precisam estar presentes.