Prefeitura de São Paulo aguarda liberação da Enel para poda ou remoção de quase 3.700 árvores
Em nota à CNN, Enel informa que 'a manutenção da arborização no espaço público, incluindo podas preventivas e periódicas para evitar o contato das árvores com a rede elétrica, é atribuição de responsabilidade das prefeituras'
Em grandes centros urbanos, a poda das árvores é necessária para garantir a integridade estrutural das árvores, removendo galhos enfraquecidos, doentes ou mortos. Em casos de maior comprometimento da planta, ainda é recomendado fazer a remoção completa e, entre os objetivos da medida, está a manutenção dos serviços públicos do entorno — como da rede elétrica de energia, que foi comprometida em São Paulo devido ao temporal que atingiu a cidade na última sexta-feira (3).
À CNN, a Prefeitura de São Paulo informa que a administração municipal não realiza procedimento de poda ou remoção enquanto a equipe da Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na região, não faz a liberação dos galhos em contato com a fiação elétrica. No momento, 3.690 solicitações recebidas para poda ou remoção de árvores na cidade de São Paulo foram encaminhadas e aguardam atendimento da empresa.
Questionada pela CNN, a empresa informou que a manutenção da arborização no espaço público, incluindo podas preventivas e periódicas para evitar o contato das árvores com a rede elétrica, é atribuição de responsabilidade das prefeituras.
“A Enel, por sua vez, realiza apenas podas de forma preventiva e emergencial, quando os galhos de árvores já estão muito próximos ou tocando os condutores da companhia, podendo causar quedas de energia e acidentes com a população”, traz a nota da concessionária.
Em entrevista à CNN, o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), apontou que as quedas das árvores como uma das principais causas das quedas de energia, após afetarem fios e postes de redes elétricas. A força-tarefa montada pela Prefeitura de São Paulo, ainda durante o temporal,removeu de 172 árvores que caíram e de 367 galhos. Outras 125 árvores ainda esperavam a ação da Enel, que precisa desligar a rede elétrica para que seja feita a remoção.
No mês de outubro, através da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), foi realizada a poda de 12.825 árvores na cidade de São Paulo. Neste ano, de janeiro a outubro, foram podadas 152.376 árvores. No mesmo período de 2022, foi feita a poda de 124.136 árvores.
Como posso solicitar uma poda?
Por meio do canal SP156, que está disponível por telefone no número 156, pelo site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/ ou pelo aplicativo SP156, os moradores de São Paulo podem fazer solicitações de poda de árvores da sua região. A prefeitura informa que, assim que registrada no sistema, a solicitação é encaminhada para a subprefeitura da região, que envia um engenheiro-agrônomo para avaliar a árvore.
De acordo com a SMSUB, o tempo de atendimento para poda de árvores diminuiu de 507 dias em janeiro de 2017 para 43 dias em março de 2023, representando uma redução de 91,52%.