Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Precisamos de ações de busca ativa para reverter evasão escolar, diz pedagoga

    À CNN Rádio, Anna Helena Altenfelder afirmou que há uma série de ações de curto, médio e longo prazo para combater dano educacional causado pela pandemia

    Amanda GarciaBruna Sales

    Dados do Censo Escolar apontaram o impacto da pandemia de Covid-19 na educação básica. A taxa de abandono, por exemplo, mais do que dobrou em 2021 em comparação com 2020.

    Em entrevista à CNN Rádio, a pedagoga e especialista em psicologia da educação, Anna Helena Altenfelder, afirmou que o importante é ter em mente que “há o que ser feito” neste momento.

    “É possível termos ações que possam caminhar na direção da superação dos desafios. Temos medidas de curto, médio e longo prazo, e todas elas precisam ser consideradas”, disse.

    Na avaliação da especialista, no curto prazo, “é preciso trazer esses jovens que estão fora da escola, com busca ativa, e já temos tecnologia para isso.”

    “Também é necessário envolvimento das famílias e da comunidade. Colegas podem participar desse processo indo buscar aqueles que estão longe das escolas”, completou.

    Concluída essa primeira parte, é preciso que os alunos “tenham espaço para falar sobre suas questões, inseguranças, vivência de perdas, com troca de experiências” e, dessa forma, permaneçam na escola.

    “Depois, é necessário um diagnóstico de aprendizagem e priorização para que atividades de recomposição sejam feitas, com estratégias com protagonismo, envolvimento, e participação desses jovens.”

    Anna Helena também defendeu que a conectividade de internet – que isolou alunos durante a pandemia e contribuiu para os danos educacionais – tanto para estudantes, quanto para as escolas, seja ampliada.

    Tópicos