Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Precisamos adotar uma cultura preventiva com relação às chuvas, diz especialista

    Segundo o professor, cidades brasileiras não possuem infraestrutura para suportar grandes volumes de chuvas

    Da CNN

    em São Paulo

     

    Em entrevista à CNN, neste domingo (29), o professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP Pedro Cortês comentou sobre as fortes chuvas que atingiram a cidade do Recife (PE).

    Segundo Cortês, no Brasil, prevalece uma cultura “reativa”, mas seria preciso de uma cultura “preventiva” com relação às chuvas. O especialista menciona ainda que o volume de chuva registrado na capital pernambucana representa cerca de “dois meses de janeiro”, período em que a tendência de tempestades é maior.

    “Desde a metade de julho do ano passado até agora, foram registrados vários os fenômenos que mostram que as mudanças climáticas chegaram efetivamente e estão ocorrendo com uma intensidade crescente”.

    O professor cita que as cidades brasileiras não possuem a infraestrutura necessária para lidar com chuvas intensas.

    “O Nordeste peca pela falta de condições econômicas, pela falta de condições estruturais para reagir a esse tipo de situação que se impões cada vez mais”.

    De acordo com a Prefeitura do Recife, até o momento, foram resgatados 31 corpos de pessoas que podem morar na cidade e que aguardam confirmação do Instituto de Medicina Legal (IML).

    De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, serão liberados R$ 2,5 milhões em assistência às localidades afetadas pelas chuvas. Neste primeiro momento, os recursos serão destinados aos dois municípios mais impactados: Rio Largo e São Miguel dos Campos, em Alagoas.

    Veja mais no vídeo acima.