Pré-Carnaval: veja os blocos de rua que desfilam em SP e no RJ neste domingo
Acadêmicos do Baixo Augusta, em São Paulo, e Bloco da Favorita, no Rio, são destaques do dia


O domingo de pré-Carnaval será marcado pelos desfiles de blocos de rua em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, 80 deles vão às ruas da cidade. Já no Rio, 34 blocos marcam presença.
Destaques do pré-Carnaval em São Paulo
Acadêmicos do Baixo Augusta

Fundado em 2009 por moradores do centro, o Acadêmicos do Baixo Augusta é hoje o maior bloco de carnaval da capital, em que chega a reunir mais de 1 milhão de pessoas. Em 2024 o bloco celebrará 15 anos de história com uma comemoração à altura, com desfile pela Rua da Consolação no dia 4 de fevereiro, domingo, a partir das 15h.
Sob o tema “Resiste Amor em SP”, o bloco terá Criolo, Fafá de Belém, Jaloo, Tulipa Ruiz, Marisa Orth, Simoninha e a Orquestra Sinfônica de Heliópolis no lineup. Alessandra Negrini vestirá um figurino de Rainha Debutante e Thelminha entrará como diva do bloco.
Acadêmicos do Baixo Augusta: dia 4 de fevereiro (domingo), concentração às 14h no cruzamento da Rua da Consolação com a Avenida Paulista.
Monobloco

Como o próprio slogan da banda diz, tudo vira festa com o Monobloco. Com mais de 20 anos de história, o conjunto começou como uma oficina de batucada no Rio e acabou se transformando em bloco na capital fluminense e em São Paulo. Cerca de 400 mil foliões acompanharam o trio na capital paulista no ano passado na região do Parque Ibirapuera.
Neste ano o bloco também deve arrastar uma multidão no dia 4 de fevereiro ao longo da Avenida Pedro Álvares Cabral, com início do desfile a partir das 15h. Sucessos como “É Hoje”, “Taj Mahal” e “Explode Coração” junto da bateria do Monobloco, com uma centena de ritmistas, deverão animar os foliões com seus ritmos carnavalescos.
Monobloco: dia 4 de fevereiro (domingo), concentração às 14h na altura do Obelisco do Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral.
Megabloco do Fervo
Tido como o maior bloco da Zona Norte de São Paulo, o Bloco do Fervo é formado por integrantes do Fervo Samba Show, composto por integrantes de diversas agremiações paulistanas.
A região entre Santana e Tucuruvi é palco para o desfile do bloco, que sairá no dia 4 de fevereiro às 14h em trajeto pela Avenida Luis Dumont Villares.
Megabloco do Fervo: dia 4 de fevereiro (domingo), concentração a partir das 13h na Avenida, 1501, em Santana/Tucuruvi.
Saia de Chita
https://www.instagram.com/p/CpAyBSornlf/?utm_source=ig_embed&ig_rid=ad9e7021-275a-47c5-822a-330dc375a4b3
O Saia de Chita desfila em São Paulo desde 2007 e abre sorrisos dos foliões com seu cortejo de composição autoral e pela pluralidade. O traje que dá nome ao bloco é recomendado para que a alegria fique ainda mais contagiante.
Neste ano o bloco sairá no dia 4 de fevereiro e terá concentração a partir das 8h na Rua Gurupá, na região da Pompeia, com saída às 9h e dispersão às 14h.
Vale dizer que a versão kids do bloco, para ser curtido junto das crianças, ocorre um dia antes: o Sainha de Chita tem início às 11h do sábado (3) na Praça Rio dos Campos.
Saia de Chita: dia 4 de fevereiro (domingo), concentração a partir das 8h na Rua Gurupá, 03, na Pompeia.
Destaques do pré-Carnaval no Rio
Logo no início da manhã, já tem blocos no centro da cidade, como o Bloco da Favorita, o Cordão do Boitatá e o Fogo e Paixão, todos começando entre as 7h e as 8h.
“Às vésperas de mais um desfile do bloco brega Fogo e Paixão, o frio na barriga contrasta com o calor que sempre domina o Largo de São Francisco de Paula. Certamente seremos muito felizes neste domingo e pode apostar que não vai faltar brilho!”, conta Pedro Martins, um dos organizadores do Fogo e Paixão, que estreou no carnaval em 2011.
“O bloco é brega”, resumiu outro organizador do Fogo e Paixão, João Marcelo Oliveira. “Nós somos um bloco de música brega; nosso visual é brega. O repertório é brega. Quanto mais brega, melhor. A gente adora brega”.
As músicas tocadas são as dos grandes ícones bregas, como Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Rosana, Fagner.
“Nosso padrinho é o Wando”. Mas o bloco toca os bregas mais atuais também. “As sofrências, os funks mais bregas entram também no repertório. A gente tem sorte de ter escolhido um tema que continua sempre produzindo material.”
João Marcelo afirmou que o bloco faz questão de descaracterizar a palavra brega como ela era usada de forma pejorativa.
“O brega, para a gente, não é ruim. Para nós, o brega é muito. É aquela sofrência demais, o colorido demais. É excesso de alegria, de fogo, de paixão. Para a gente, isso é o brega”.
A bateria do Fogo & Paixão é denominada Sem Limite e composta por 140 integrantes, além de dois cantores, dois sopros e um guitarrista. A equipe de produção e apoio tem entre 25 e 30 pessoas.
Ainda na manhã de domingo, tem Suvaco de Cristo (no Jardim Botânico), o infantil Gigantes da Lira (em Laranjeiras) e Empolga às 9h (em Ipanema), todos na zona sul.
Ao longo do dia haverá desfiles e apresentações também em outros bairros como Méier, Grajaú, São Cristóvão e Engenho de Dentro (na zona norte), além de Vila Valqueire e Bangu (na zona oeste).
*Com informações da Agência Brasil