Prazo para atualização de dados do CadÚnico termina nesta sexta-feira (11)
Beneficiários de programas sociais, como Auxílio Brasil, devem manter cadastro atualizado; famílias cujos dados foram revisados pela última vez em 2016 ou 2017 estão sendo convocadas
O prazo para atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico) se encerra nesta sexta-feira (11), após ter sido prorrogado em 30 dias pelo Ministério da Cidadania.
A atualização de dados no CadÚnico é uma exigência para os beneficiários de programas sociais, como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem.
Neste ano, somente famílias cujos cadastros foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 estão sendo convocadas. O escalonamento ocorreu em razão dos impactos da pandemia de Covid-19.
Quando não há escalonamento, a orientação é de que a atualização de dados seja feita a cada dois anos ou se houver alguma alteração.
De acordo com o ministério, os processos de revisão cadastral “estão em andamento desde fevereiro e englobam oito milhões de famílias”.
O período de revisão foi estendido pela pasta no mês passado, depois de terem sido constatadas longas filas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) espalhados pelo país.
Além das unidades do Cras, os postos de atendimento do Cadastro Único nos municípios também estão disponíveis para realizar a atualização.
“As famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos”, acrescentou o Ministério da Cidadania por meio de nota.