Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pousadas fracionam refeições de hóspedes para evitar desabastecimento em São Sebastião

    Fortes temporais deixaram 37 pessoas mortas até o momento; são 1.730 desalojados e 766 desabrigados, de acordo com o governo estadual

    Da CNN

    O diretor de jornalismo da CNN Fabiano Falsi, que está em Camburi, na cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, declarou, nesta segunda-feira (20), que o lugar onde está hospedado começou a fracionar as refeições, após as fortes chuvas que atingiram a região no último final de semana.

    O café da manhã foi limitado em uma fatia de pão, uma de queijo, uma fruta e um café para cada hóspede. A medida foi adotada porque a comida pode acabar até o fim de semana. Os supermercados estão com grandes filas e não está previsto reabastecimento para as próximas horas.

    Falsi ainda conta que o sinal de internet na localidade está sendo normalizado. O custo para deixar a cidade de helicóptero e ir até Caraguatatuba, que fica ao lado, é de R$ 8.000.

    Até o momento, foram confirmadas 37 mortes, sendo 36 em São Sebastião e uma em Ubatuba. São 40 desaparecidos. Os temporais deixaram mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados, de acordo com o governo estadual.

    Defesa Civil do estado recomendou que a população evite o deslocamento para o litoral Norte até que a situação esteja normalizada.

    O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.

    O temporal causou pontos de alagamento e deslizamentos. Algumas vias de acesso à região estão interditadas devido à queda de barreiras.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a cidade nesta segunda-feira. A comitiva presidencial conta com a participação de 13 ministros, incluindo Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Jader Filho (Cidades), Renan Filho (Transportes), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Ana Moser (Esporte).

    Após sobrevoar a região atingida, o presidente conversou com a imprensa. Lula destacou que a tragédia no litoral paulista uniu os governos federal, estadual e municipal.

    “Posso garantir que meus ministros, governador, estarão dispostos a conversar para que a gente compartilhe, para que a gente faça uma parceria para recuperar efetivamente, de verdade, o estrago que a chuva fez aqui em São Sebastião”, disse Lula.

    (*Publicado por Douglas Porto)