Possibilidade de deslizamentos deixa Defesa Civil de SP de sobreaviso
Em entrevista à CNN Rádio, tenente Matheus Roncatto, diretor adjunto do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo, relatou riscos para o litoral paulista até segunda-feira
Todo o litoral de São Paulo está em estado de alerta por causa da previsão de chuvas para este feriado de Páscoa, e, apesar de a meteorologia não indicar a possibilidade de um volume de chuvas como o que causou a tragédia de fevereiro em São Sebastião, no Litoral Norte, a chance de deslizamentos existe.
“Como a gente vem de um verão em que na maioria das regiões do estado choveu acima da média, a nossa preocupação é que o solo já está bastante encharcado”, relatou à CNN Rádio o diretor adjunto do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo, tenente Matheus Roncatto.
A possibilidade de temporais prorrogou por mais 15 dias a Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil, que costuma ser encerrada em março.
“Tem chuva na faixa leste de São Paulo, que aperta e promete força a partir da tarde desta sexta-feira e continua até segunda”, informou a meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki.
Equipes da Defesa Civil Estadual estão de sobreaviso para áreas de risco e recomendam que moradores deixem suas casas imediatamente ao se depararem com sinais que precedem deslizamentos. Rachaduras em paredes e muros, assim como inclinação de postes e árvores, são indicadores de movimentação de terra.
Nestes casos, a Defesa Civil Municipal deve ser acionada pelo telefone 199.