Porto de Santos recebe, pela primeira vez, navio com 366 metros de comprimento
Chegada do MSC Natasha está prevista para esta quinta, 1º de fevereiro e marca escala histórica no maior porto do Brasil
O Porto de Santos, maior porto da América Latina, receberá nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, a maior embarcação que já atracou por lá.
Com 366 metros de comprimento, o MSC Natasha irá quebrar o recorde que era do CMA CGM Vela, que atracou em Santos em outubro de 2022. A embarcação tem 347 metros, e capacidade para 11 mil TEUs (unidade de carga).
A chegada do maior navio já atracado em Santos marca os 132 anos do porto, que irá contar com evento na próxima sexta (2), que terá presença de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Construída em 2018, a embarcação tem capacidade de transportar até 14 mil contêineres padrões, com até 20 anos, em uma única viagem.
Segundo a MSC,“ é motivo de orgulho fazer parte deste importante marco”, e reconhece o “conjunto de todos que atuaram para tornar este momento possível”.
Ainda em nota, a MSC diz que a atracação da embarcação é fruto de estudos que tiveram início em 2016, com a colaboração da Autoridade Portuária de Santos, além de diversas simulações de suporte da Autoridade Marítima.
Após a escala em Santos, o MSC Natasha XIII seguirá viagem para a Ásia.