Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Porto Alegre deve retomar normalidade no abastecimento de água apenas nesta quarta-feira (15)

    21 bairros da capital gaúcha seguem sem água deste dia 2 de maio, devido a inundação do Guaíba

    Enchentes afetam abastecimento de água em Porto Alegre (RS).
    Enchentes afetam abastecimento de água em Porto Alegre (RS). Reprodução: Corsan

    Guilherme Gamada CNN

    São Paulo

    A Prefeitura de Porto Alegre informou que, devido à complexidade do trabalho, a previsão de reabastecimento dos últimos 21 bairros ainda sem água é nesta quarta-feira (15)

    Nesta segunda-feira (13), equipes técnicas de todos os estados ajudaram na retomada do funcionamento da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento, que foi completamente inundada pela enchente. Esse sistema está suspenso desde a madrugada do dia 2 deste mês, devido à inundação do Guaíba.

    O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou nesta noite que a tentativa de religar o motor que havia se recuperado falhou. O equipamento operou por 30 minutos e queimou. As equipes devem substituir o motor nesta terça-feira (14).

    A retomada dessa estação deve restabelecer quase 100% do acesso à água na cidade, de acordo com Rafael Manica, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em entrevista à CNN. A exceção é o abastecimento da Ilha da Pintada e demais ilhas na região, onde a estação de bombeamento foi destruída pelas fortes chuvas.

    O Dmae instalou neste sábado (11) três reservatórios comunitários na região central, em locais abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA Moinhos de Vento), enquanto continua inoperante.

    Há uma semana, a prefeitura publicou em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) o decreto que determina o racionamento de água na cidade e restringe o uso do recurso enquanto a enchente impede a regularização do serviço.

    162 imóveis sem água em 19 cidades

    Até a manhã desta segunda-feira domingo (13), o desabastecimento de água afeta 162 mil imóveis em 19 cidades do Rio Grande do Sul, segundo a Corsan. Na região metropolitana, 102 mil imóveis seguem sem abastecimento em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul.

    Em nota, a concessionária informou que as fortes chuvas do último fim de semana tiveram impactos significativos no trabalho de recuperação dos sistemas de abastecimento de água, principalmente nos municípios dos vales do Taquari e Caí, devido à elevação do nível dos rios.