Porto Alegre decreta situação de emergência por conta da dengue
Cidade já tem mais de 2 mil casos confirmados da doença; duas pessoas morreram


A prefeitura de Porto Alegre decretou, nesta segunda-feira (22), situação de emergência em saúde pública na cidade por conta da dengue. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do município.
Até o momento, a capital gaúcha já tem 2.227 casos de dengue confirmados em 2024 e mais de 20 mil ocorrências suspeitas notificadas. Dois moradores de Porto Alegre morreram por conta da doença — uma mulher, na faixa etária de 31 a 40 anos; e um homem, que teria entre 71 e 80 anos.
O decreto da situação de emergência autoriza a adoção de medidas administrativas para conter a doença, como a aquisição de insumos e materiais, adoção e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial.
“Porto Alegre tem realizado grande esforço para reduzir o número de casos da doença, seja no monitoramento de pacientes suspeitos na emergência e priorização do atendimento de casos suspeitos, com início imediato de medidas de hidratação com soro e coleta laboratorial’’, afirmou o secretário municipal de Saúde da cidade, Fernando Ritter.
Dentre as ações para combater a transmissão da doença, as denúncias de locais com acúmulo de água serão automaticamente direcionadas aos órgãos para atendimento, dando prioridade para regiões com maior concentração de casos confirmados de dengue.