Porto Alegre adota medidas mais rígidas de distanciamento
O pefeito Nelson Marchezan Júnior decretou o fechamento de salões de beleza, academias e do Mercado Público por 15 dias
Foram publicadas no Diário Oficial de Porto Alegre, nesta segunda-feira (6), novas restrições de distanciamento social na cidade, em decorrência da Covid-19.
O pefeito Nelson Marchezan Júnior decretou o fechamento de salões de beleza, academias e do Mercado Público por 15 dias. “Se antes estávamos em um momento de alerta, agora é de perigo. Infelizmente, as projeções de aumento da demanda por UTIs se concretizaram e precisamos controlar a contaminação. Para isso, é necessário que as pessoas circulem menos e fiquem em casa,” afirmou.
No caso do Mercado Público e do Mercado Bom Fim, é permitido o sistema de entregas ou no equema “pague e leve”. Super e hipermercados dever ter restrição de capacidade, com lotação máxima de 50%.
Além disso, comércios e serviços estão autorizados, mas apenas os considerados essenciais, sendo excluído, portanto, salões de beleza, barbearias e concessionárias. Materiais de construção e ferragens são considerados essenciais, mas os estabelecimentos desses produtos devem funcionar com equipes reduzidas e restrição do número de clientes, sem formação de filas (internas ou externas).
Como o acesso à parques e praças municipais está suspenso, o comércio de ambulantes nesses locais também fica proibido. Missas e cultos podem acontecer somente por transmissão online, sendo permitida a permanência da equipe técnica no local a serem realizados.
O uso do transporte público também será restringido, com o bloqueio de vales-transportes de trabalhadores de serviços não essenciais a partir do dia 9 e o não aceite de dinheiro físico entre 6h e 10h.