Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    POR: CFN – Comprometidos com os 17 ODS da ONU, Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas atua para promover a sustentabilidade e garantir a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população

    Para esses profissionais, além de nutrir, o alimento é um importante agente de transformação social, econômica, tecnológica e ambiental. Conheça algumas das iniciativas desenvolvidas

    A adoção de uma agenda sustentável não é uma demanda centrada apenas em governos ou empresas voltadas às questões socioambientais. Este tema, tão relevante e urgente, exige a participação de todos os setores da sociedade. Afinal, a ação sustentável de cada pessoa é capaz de transformar o mundo.

    Atentos a este cenário, os profissionais de nutrição sabem que muito mais do que nutrir, o alimento pode ser um elemento de promoção de mudanças, e mudanças para melhor.

    E, para ajudar neste processo de transformação, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (Sistema CFN/CRN) tem desenvolvido iniciativas que impactam positivamente a relação entre o homem e o meio ambiente. De contribuições com políticas públicas ao apoio em iniciativas voltadas a sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, essas ações estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visam provocar a transformação social, econômica, tecnológica e ambiental.

    Ambiciosas, essas metas exigem o engajamento de governos, instituições, sociedades e indivíduos para que sejam alcançadas. As ODS estão classificadas da seguinte forma: Erradicação da pobreza (ODS1), Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4), Igualdade de gênero (ODS 5), Água potável e saneamento (ODS 6), Energia limpa e acessível (ODS 7), Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), Indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9), Redução das desigualdades (ODS 10), Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11),  Consumo e produção responsáveis (ODS 12), Ação contra a mudança global do clima (ODS 13), Vida na água (ODS 14), Vida terrestre (ODS 15), Paz, justiça e instituições fortes (ODS 16) e , por fim, Parcerias para os objetivos (ODS 17).

    Os ODS representam um apelo global da ONU para que todos façam a sua parte para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares do planeta, possam desfrutar de paz e de prosperidade. E, reconhecendo seu protagonismo e a relevância de suas ações neste processo, os Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética vêm fazendo a sua parte.

     

    Ações sustentáveis transformam o mundo

    O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (Sistema CFN/CRN) vem atuando em diversas frentes para contribuir com o cumprimento das metas dos ODS.

    Com foco na erradicação da pobreza e da fome, esses profissionais têm estimulado a educação alimentar e a oferta de alimentos saudáveis, adequados e sustentáveis tanto por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), como durante a gravidez e na infância, de forma a garantir o potencial humano das futuras gerações.

    Esses profissionais fomentam, ainda, o conhecimento da cadeia de suprimentos, produtos e produtores, fornecedores de insumos e serviços, para valorizar o cumprimento dos aspectos legais e trabalhistas, rejeitando e denunciando todas as formas de trabalho escravo, infantil ou análogo à escravidão.

    Por outro lado, eles têm procurado estimular a economia sustentável da agricultura familiar, incentivando o desenvolvimento local e contribuindo com os negócios, geração de riquezas e valor compartilhado nas diversas regiões do Brasil, além de apoiar os pequenos produtores para impulsionar os circuitos locais de produção e consumo de alimentos regionais.

    Vale destacar, ainda, as ações que priorizam a compra e consumo de produtos de comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, assim como as cooperativas, da agricultura familiar, de pequenos empreendedores e gerenciadas por mulheres, com a intenção de fortalecer a economia local e o desenvolvimento social e sustentável.

    O Sistema CFN/CRN apoia e incentiva a criação de hortas comunitárias, domiciliares e escolares, estimula o plantio e o aproveitamento de árvores frutíferas nas casas e nos espaços comunitários para consumo na forma in natura. Também incentiva a produção de alimentos de forma sustentável e includente, conscientizando a população brasileira sobre os riscos do uso indiscriminado e abusivo de agrotóxicos para a saúde humana.

    Para tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, são diversas as ações dos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética, tais como: valorização da logística reversa e do consumo de alimentos de baixa pegada de carbono, reduzindo a produção de gases de efeito estufa no meio ambiente e incentivo ao manejo de resíduos orgânicos em composteiras, gerando adubo e realimentando o ciclo produtivo.

    Já entre as medidas de combate às alterações climáticas estão a atuação e participação em projetos que visam o produtor de alimentos e sistemas regenerativos, a formação de parcerias com produtores locais, a fim de minimizar as emissões de gases poluentes em toda cadeia produtiva, o aprimoramento no cálculo de pegada de carbono das preparações e/ou do estabelecimento como um todo e o conhecimento sobre as diversas tecnologias limpas e de baixa emissão de poluentes e das alternativas sustentáveis.

    Especificamente em relação à conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e os recursos marinhos, as ações desenvolvidas vão da procura por soluções de tratamento da água que a devolva mais limpa possível ao meio ambiente e valorização dos trabalhos de pescadores locais que respeitam a sazonalidade dos pescados até a realização do manejo adequado de resíduos para assegurar que os mesmos não sejam destinados ao mar.

    Essas são apenas algumas das iniciativas fomentadas por Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética para sistemas alimentares sustentáveis e justos, que se traduzam em saúde para as pessoas, as comunidades e o planeta.

    Acesse: https://www.cfn.org.br/ e saiba mais sobre nutrição e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

    Tópicos