Polícia Militar do RJ fecha primeiro trimestre com mais de 150 fuzis apreendidos
Somente na última semana de março foram encontrados 17 armamentos de guerra; em 2023 a corporação apreendeu 492 fuzis
Somente no primeiro trimestre de 2024, 152 fuzis foram apreendidos pela Polícia Militar no estado do Rio de Janeiro. Os dados levam em consideração os armamentos apreendidos até o último sábado (30), quando mais dois armamentos foram encontrados durante uma ação no Complexo de Comunidades do Campinho, na zona norte da capital fluminense.
Somente na última semana de março, ainda de acordo com a PM, foram 17 armamentos de guerra retirados das ruas em ações realizadas na Baixada Fluminense e na região metropolitana do Rio.
Em 2023, a PM apreendeu 492 fuzis. Já os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, que levam em consideração outras forças policiais, dão conta de que, em todo o ano passado, 610 fuzis foram retirados das ruas, o que corresponde a mais de 10% do total de 6.281 armas de fogo recuperadas no Rio.
Nos últimos dez anos, o número de armas resgatadas pelas forças de segurança ultrapassou as 79 mil unidades no estado. Delas, 4.389 eram fuzis.
“A redução do fluxo de armas tem como objetivo objetivo impedir que as armas de fogo sejam possivelmente introduzidas no mercado clandestino, visando o enfraquecimento de organizações criminosas que disputam territórios de forma cada vez mais violenta”, disse a PM em nota.